one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Enem em Curso: saiba como se preparar para a redação

Criado em 17/08/15 11h20 e atualizado em 21/10/15 11h11
Por Portal EBC* Fonte:Enem em Curso

A redação é considerada por muitos estudantes um dos maiores desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para obter bons resultados na redação, o candidato precisa adotar estratégias de estudo que ajudem a aumentar as chances de obter a nota máxima na avaliação, garantindo assim uma vaga no ensino superior.

Questões do Enem: prepare-se para a prova com aplicativo gratuito

No projeto Enem em Curso, a professora Carla Garcia busca preparar alunos que não têm a oportunidade de frequentar as salas de aula a obter um bom resultado na redação do Enem. Confira a seguir as aulas do projeto.

Aula 1 – Conhecendo a redação do Enem e as cinco competências avaliadas

A prova do Enem exige a elaboração de um texto do tipo dissertativo-argumentativo acerca do tema com um mínimo de sete e um máximo de 30 linhas. Ele é avaliado a partir de cinco competências. Cada uma delas vale até 200 pontos, somando os 1000 que são a nota máxima.

Aula 2 – Como chegar à nota 1000 na redação do Enem – Estudo de caso

Nesta aula, a professora Carla Garcia mostra como é possível concretizar as cinco competências, passando da teoria à prática, a fim de se alcançar uma meta. Para isso, ela faz uma análise aprofundada de uma redação que recebeu nota 1000 no Enem 2013.

Aula 03 – Como dominar o uso da norma padrão na sua redação do Enem

Na competência 1 da redação do Enem, o corretor irá avaliar se você respeitou a norma padrão da Língua Portuguesa. Existem muitas diferenças entre a linguagem oral e a escrita. Expressões usadas comumente na comunicação oral - "pra", "aí", "né" - devem ficar fora do seu texto. Nesta aula, a professora Carla Garcia explica o que é cobrado na competência 1 e mostra o que é preciso para demonstrar o domínio da norma padrão em sua redação.

Aula 04 – O assunto, o tema e a tese na redação do Enem

Saiba como é possível compreender a proposta de redação, ponto cobrado na Competência 2, e identificar a diferença entre assunto e tema, para elaborar a sua tese.

Aula 05 – Como planejar a sua redação do Enem

O planejamento é um ponto fundamental para a organização e a coerência do seu texto. Confira o passo a passo de como planejar a sua redação do Enem.

Aula 06 – Como não deixar a sua redação do Enem expositiva

Saiba como não deixar a sua redação do Enem expositiva. Afaste de vez o fantasma da exposição e certifique-se de que a sua redação atenderá à Competência 2, ao escrever um texto dissertativo-argumentativo.

Aula 07 – Os argumentos como ferramenta de defesa da tese de sua redação

Nesta aula, a professora Carla Garcia fala sobre os argumentos, um dos componentes fundamentais de um texto dissertativo-argumentativo. Confira o vídeo e saiba responder à pergunta ‘Por quê?’ em relação à tese defendida.

 Aula 08 – Como elaborar um parágrafo com tópico frasal

Saiba a importância da elaboração de um parágrafo claro e organizado, componente fundamental para a distribuição das ideias na sua redação. Assista a videoaula e veja como ligar a ideia principal de um parágrafo (tópico frasal) a ideias secundárias.

Aula 09 - Como fazer a introdução da redação do Enem

Já sabe como começar o seu texto de modo a convidar o leitor (o avaliador do Enem) à se interessar pela leitura?  Nesta videoaula você vai conhecer diferentes técnicas para elaborar um bom parágrafo de introdução na sua redação.

Aula 10 - Como construir parágrafos de desenvolvimento - parte 1

Considerados como a "alma da redação" os parágrafos de desenvolvimento demonstram a capacidade de articulação de ideias do autor sobre o tema. Nesta videoaula, você vai conhecer algumas técnicas argumentativas, como comparação, causalidade, exmplificação e citação de autoridade, para elaborar uma ótima redação no Enem.

Aula 11 - Como construir parágrafos de desenvolvimento - parte 2

Na continuação do estudo das técnicas argumentativas, nesta videoaula você vai conhecer outras estratégias para elaborar os parágrafos de desenvolvimento da sua redação, como: apresentar dados, estatísticas e referências históricas, argumentar por fatos comprováveis ou utilizando a lógica do senso comum e a contra-argumentação. Assista.

Aula 12 - Como concluir a sua redação do Enem - Conheça a estrutura

Nesta aula, a professora Carla Garcia, fala sobre a estrutura da conclusão - o parágrafo final de um texto dissertativo-argumentativo, uma decorrência lógica da redação.

Aula 13 - Como construir a proposta de intervenção na redação do Enem 

A proposta de intervenção é uma exigência expressa do Enem, avaliada pela competência 5 e que sozinho vale 200 pontos. Ela exige que você elabore uma proposta de intervenção com o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Confira o vídeo e saiba como desenvolver uma proposta de intervenção. 

Aula 14 - Como usar o título na redação do Enem

Na opinião da professora Carla Garcia, o título é um importante artifício para alcançar a nota máxima, mas muitas vezes ele é esquecido pelos alunos, justamente por não ser obrigatório. Saiba como formular:

Aula 15 – A coerência na redação do ENEM – Competência 3

Nesta aula você vai conhecer as ferramentas para que o seu texto seja claro para o avaliador do exame. Quando ele não compreende ou não interpreta algum ponto do texto, surge a incoerência, prejudicando a pontuação na avaliação da Competência 3.

Aula 16 - A coesão na redação do Enem - Competência 4

Para reforçar os estudos e eficiência na escrita estudaremos a coesão do texto, com base nas recomendações do Inep, o órgão elaborador do Enem. Este item, que é avaliado na Competência 4 do exame, forma um encadeamento, uma interligação, costurando as partes do texto de forma lógica e coerente. Confira o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário