one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Itamaraty lança publicação sobre políticas educacionais de 28 países

Criado em 21/08/15 17h31 e atualizado em 21/08/15 18h07
Por Andreia Verdélio Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores lançou hoje (21), em Brasília, o estudo "Educação Básica e Ensino Médio" sobre políticas educacionais de 28 países, elaborado por embaixadas e consulados brasileiros. Os artigos abordam as diferentes formas com que governos e instituições no exterior enfrentam os desafios da educação básica e do ensino médio. O objetivo é fomentar o debate no Brasil sobre questões relevantes para o desenvolvimento nacional, com base na experiência de outros países.

Para o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, a publicação é uma contribuição “fantástica”, pois traz informações qualificadas produzidas por brasileiros e nem. nem sempre o Ministério da Educação consegue fazer essas missões em outros países.

“Temos a versão exata do que acontece lá fora, feito de forma qualificada. Isso está sendo analisado pelas nossas secretarias para verificarmos, junto com o desafio do PNE [Plano Nacional de Educação], o que podemos incorporar, o que podemos aprender com essas experiências”, disse.

A publicação é o 11º volume da coleção “Mundo Afora” e apresenta experiências da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, China, Colômbia, Coreia do Sul, Filipinas, Finlândia, França, Índia, Irlanda, Itália, Malásia, Noruega, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, de Bangladesh, Cingapura, do Canadá, Chile, Japão, México, Vietnã, dos Estados Unidos e Países Baixos.

Segundo o diretor do Departamento Cultural do Itamaraty, ministro George Torquato Firmeza, cerca de 800 exemplares entregues ao Ministério da Educação (MEC) estão sendo distribuídos a secretários estaduais de educação e bibliotecas de cursos universitários.

Torquato ressaltou que o ministério vai avaliar as experiências que podem ser adaptadas para o Brasil, já que algumas são “muito interessantes” como, por exemplo, o sistema de merenda escolar no Japão. “Eles conseguem, por meio da merenda escolar, passar uma série de valores para as crianças, como a forma de preparação dos alimentos, o valor nutricional e cultural. Nós, aqui no Brasil, ainda não chegamos a esse ponto, em termos de merenda escolar, que é um programa caro e vultoso, então podemos avançar nessa área”, disse.

A coleção “Mundo Afora” é produzida periodicamente pelo Departamento Cultural do Itamaraty desde 2004. Outras edições tratam de temas como políticas de incentivo à inovação, promoção da igualdade de gênero, políticas de divulgação cultural, inclusão de afrodescendentes, criação de espaços verdes em áreas urbanas e internacionalização de universidades.

Segundo o ministro Torquato as duas próximas edições da coleção já estão prontas e vão tratar do  combate à violência e à discriminação contra pessoas LGBT e sobre gestão e planejamento no futebol.

“Se a publicação pode trazer, por exemplo, um aumento do número de campinhos de futebol ou um incentivo maior para que os clubes da Série A e da Série B criem suas academias de futebol ou que se introduza no Brasil o que se faz na Alemanha, por exemplo, onde um técnico de futebol tem que receber uma certificação que lhe permite atuar dependendo do curso e da classificação que tem. Então, se não ganharmos a próxima Copa [do Mundo], mas avançarmos um pouco nessas áreas eu já ficaria muito feliz”, disse.

O volume lançado hoje e outros números da coleção Mundo Afora estão disponíveis na página do Itamaraty na internet.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário