one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministro diz que educação profissional é para o Brasil de hoje e do futuro

Criado em 12/08/15 00h25 e atualizado em 12/08/15 00h30
Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A importância do ensino técnico foi exaltada pelo ministro da Educação, Renato Janine, ao participar na noite dessa terça-feira (11) da cerimônia de abertura da WorldSikills Competition, em São Paulo. “A educação profissional, que é para o Brasil de hoje e do futuro, é uma das políticas centrais para promover o desenvolvimento pessoal, socioeconômico e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da produtividade e da competitividade”, disse ao discursar.

discursou nesta noite (11) durante a abertura da WorldSikills Competition, uma competição de educação profissional que começa amanhã (12) e vai até sábado (15). “A educação profissional, que é para o Brasil de hoje e do futuro, é uma das políticas centrais para promover o desenvolvimento pessoal, socioeconômico e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da produtividade e da competitividade”, disse ao comentar a importância do ensino técnico.

O evento é uma competição de educação profissional que começa hoje (12) e vai até sábado (15). São 1,2 mil competidores de 60 países, com especialização em 50 ocupações técnicas e com até 22 anos de idade. Especialistas em áreas como mecatrônica, desenho mecânico, marcenaria, soldagem, eletricidade industrial, web design e confeitaria participarão de provas, em que deverão executar tarefas cotidianas do trabalho em empresas. O Brasil terá 56 participantes na competição.

Para os competidores, o ministro disse que “o importante é competir. A primeira e mais importante competição é aquela que fazemos com nós mesmos. O desejo de superação, de ultrapassar nossos próprios limites, deve vir antes do desejo de vencer o outro”.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, que também participou da cerimônia, afirmou que a competição ajuda a destacar a importância da formação profissional no país. “Neste momento, essa agenda é estratégica, porque o Brasil precisa elevar cada vez mais a competitividade da sua economia e eu considero fundamental investir em seu capital humano”, disse.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, “o ensino profissional abre as portas para milhões de jovens que chegam ao mercado de trabalho com a missão de construir o futuro e o presente do nosso país”.

Simon Bartley, presidente da WorldSkills, agradeceu aos organizadores da competição em São Paulo.“Dedicação e empenho propiciaram aos competidores mostrar seu trabalho ao mundo”. Ele disse que os competidores são todos profissionais qualificados e que a educação profissional é importante para a sociedade e para a economia.

No Anhembi Parque, visitantes poderão acompanhar as provas e ainda participar de atividades, como jogos e interações digitais, a fim de conhecer melhor as profissões técnicas.

 

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário