one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Professores das universidades federais do Ceará decidem aderir à greve nacional

Criado em 13/08/15 15h47 e atualizado em 13/08/15 16h19
Por Edwirges Nogueira Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Professores das universidades federais do Ceará decidiram aderir à greve nacional da categoria iniciada no dia 28 de maio em vários estados. A decisão foi anunciada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), depois de promover um plebiscito que resultou em 961 votos a favor e 610 contra.

Hoje (13) à tarde, haverá assembleia extraordinária para homologar o resultado. Após isso, a greve dos professores deve iniciar em dois dias úteis. Os docentes protestam contra os cortes de orçamento da educação federal e defender a autonomia das instituições e da reestruturação da carreira.

“A greve começa no dia 18, com a instalação do comando de greve. Vamos discutir na assembleia de hoje as atividades e formas de mobilização que ocorrerão tanto em Fortaleza como no Cariri e na Unilab”, disse o presidente da Adufc, Leonardo de Almeida.

Segundo o presidente da Adunfc, o momento é “propício” para buscar negociação com o governo. “A UFC, a UFCA e a Unilab entram no movimento somente agora, mas não deixa de ser importante. É o momento de fazer coro com os colegas das outras universidades para pressionar o governo. Dá para construir e reforçar o movimento docente a nível nacional.”

A partir da decisão, vão aderir  ao movimento os professores das universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) que se juntam a outras 35 instituições federais que já estão em greve. Também estão paralisados os Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Mato Grosso e da Paraíba, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário