one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto leva oficinas de arte e literatura a alunos da rede pública no Rio

Criado em 17/08/15 17h29 e atualizado em 17/08/15 17h40
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Alunos da rede pública de ensino de sete cidades no Rio de Janeiro vão participar, até dezembro, do projeto 1001 Histórias com Arte, que promove oficinas gratuitas de arte e literatura. O projeto piloto utiliza um ônibus biblioteca itinerante que percorre, no momento, a cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos.

A partir da próxima semana, o ônibus seguirá para os municípios de Casimiro de Abreu e Macaé, no norte do estado, e São Gonçalo, Itaboraí, Rio de Janeiro e Niterói, na região metropolitana. O projeto termina no dia 10 de dezembro e vai beneficiar cerca de 4.320 alunos da primeira e segunda séries do ensino fundamental. Serão abertas 144 oficinas gratuitas, de agosto a dezembro.

As práticas educativas vão virar livro e DVD a serem distribuídos, gratuitamente, para escolas e bibliotecas. O lançamento desta mídia está previsto para dezembro, em data ainda a ser definida, dentro de uma exposição transmídia, que vai exibir tudo o que foi feito durante a itinerância.

A produtora Maysa Gil Costa, uma das coordenadoras do projeto 1001 Histórias com Arte, destacou que para ser implementado, o projeto estabeleceu parcerias com as secretarias municipais de Educação. “Como contrapartida, as secretarias fazem toda a mediação e indicação das escolas para que possamos realize o atendimento”.

O objetivo do projeto é oferecer oficinas de arte e cultura, com base em temas ligados à literatura infantil. As crianças têm acesso a um plano que inclui atividades com música, argila, aquarela, desenho, teatro, cinema, desenvolvidas por uma equipe pedagógica. A ideia é “promover a criatividade, o trabalho em equipe, a imaginação”, disse Maysa Gil Costa. Os professores das crianças acompanham as oficinas.

Segundo Maysa, o projeto contribui para o desenvolvimento das crianças e estimula o hábito da leitura. Elas têm acesso aos livros no ônibus biblioteca.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário