one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Enem: prova de língua estrangeira exige olhar cotidiano

Criado em 22/09/15 10h48 e atualizado em 22/09/15 11h17
Por Produção Web Edição:Portal EBC

Apesar de representar uma pequena parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com apenas 5 questões, a prova de língua estrangeira merece a atenção dos estudantes, já que todo ponto pode ser decisivo na disputa por uma vaga na universidade. 

No segundo episódio da websérie Fica a Dica Enem, o professor Ricardo Tobé dá dicas sobre as competências que são exigidas na prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Quer saber que dicas são essas? Vamos lá: a prova do Enem foca no objetivo do uso da língua estrangeira, ou seja, aquilo para o que precisamos utilizar o inglês ou o espanhol no nosso cotidiano. Baseado nesse pressuposto, ele aponta quatro competências que são esperadas que os estudantes dominem na prova. Confira abaixo.

1) Associar vocábulos a temas do cotidiano

A prova do Enem procura priorizar os assuntos do dia a dia. Assim, o estudante deve ficar atento para as palavras no idioma estrangeiro que são utilizadas no seu cotidiano. Se um aluno, por exemplo, vai a um restaurante, e se depara com a palavra "self service", ele deve ser capaz de relacioná-la com seu contexto. Ele deve se perguntar o que é "self-service" e ser capaz de perceber que o significado da palavra diz respeito ao fato das pessoas servirem a comida a elas próprias.

2) Utilizar a língua estrangeira para acessar mais informações

Em uma questão do Enem de 2013, era citada uma situação em que duas pessoas se encontravam em uma disputa onde elas não usavam armas convencionais, mas um "joystick". Sabendo que a palavra "joystick" significava controle de videogame, o candidato pode inferir do que se tratava a disputa.

3) Utilizar a língua estrangeira para relacionar temas e usos sociais

Na prova do Enem de 2012, de acordo com o professor Tobé, a música “Duerme Negrito”, da cantora argentina Mercedes Sosa, foi utilizada para mostrar uma questão social, retratando a situação de uma mãe que tinha que deixar o filho para poder ir trabalhar; as relações entre brancos e negros e entre trabalhadores e patrões.

4) Reconhecer a língua estrangeira como fonte de cultura

É muito importante que, além das competências já citadas, o estudante identifique o idioma estrangeiro como fonte de sua cultura. Desta forma é que em edições anteriores já foram utilizadas letras de música do Coldplay, do Bob Marley e até mesmo um texto sobre tango.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário