one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Enem: saiba o que pode cair na prova de física

Criado em 24/09/15 11h22 e atualizado em 24/09/15 12h23
Por Produção Web Edição:Portal EBC

Apesar da Física estudar fenômenos do nosso cotidiano, uma boa parte dos estudantes treme nas bases na hora de encarar uma prova sobre o assunto. E se for na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) então...

Mas não há o que temer. No terceiro episódio da websérie Fica a Dica Enem, o professor Ivys Urquiza mostra que a prova de Física, que tem apenas 6 questões, não é nenhum bicho de sete cabeças. Ele dá dicas importantes sobre o que deve cair na prova:

A primeira coisa que o aluno deve ter em mente, segundo Ivys, é que a prova do Enem é baseada em questões que buscam avaliar se o aluno desenvolveu determinadas habilidades e competências ao longo da sua vida escolar, dentro de disciplinas específicas. No caso da Física, a elétrica é um dos conteúdos que não costumam faltar. Quer conhecer algumas dessas habilidades e competências que devem cair no exame? Confira as dicas do professor:

1) Dimensionar dispositivos elétricos de uso cotidiano

Esta é uma habilidade que certamente será exigida no Enem, de acordo com o professor. Isso porque a principal característica da prova é trazer questões que envolvem o dia a dia do aluno. Então, quando chega em casa e acende uma lâmpada, vai para o chuveiro tomar banho ou faz um sanduíche antes de ir para a escola, você está usando a Física. Logo, fazer cálculos envolvendo intensidade da corrente elétrica, potência elétrica, resistência elétrica, além do próprio cálculo da conta de energia elétrica estão entre as habilidades esperadas que o candidato seja capaz de resolver.

2) Compreender as relações entre as grandezas ao fazer cálculos com dispositivos elétricos

É importante entender as relações entre as grandezas ao fazer um cálculo envolvendo o dimensionamento de dispositivos. Outro ponto importante é ficar atento à lei de Joule e não desconsiderar o efeito de aquecimento produzido pela passagem de corrente elétrica num condutor, principalmente em questões que relacionem a potência elétrica com a resistência elétrica do dispositivo.

Nesse sentido, é sempre bom lembrar que potência e resistência aparecem como razões inversamente proporcionais. Assim, se você quer que o seu banho seja com água mais quente, o que você quer é aumentar a potência. Então, como essas são razões inversamente proporcionasi, se quiser aumentar a potência, você deve escolher um resistor de resistência menor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário