one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Alunos, pais e professores protestam contra fechamento de escolas em São Paulo

Criado em 20/10/15 19h34 e atualizado em 19/11/15 10h00
Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Pais de alunos, estudantes e professores da rede estadual de ensino de São Paulo fizeram hoje (20) uma manifestação hoje (20) contra o fechamento de escolas e o aumento de alunos em sala de aula. Eles se reuniram em frente ao prédio da Secretaria Estadual da Educação, na praça da República, centro da capital paulista, e saíram em caminhada até a praça da Sé.

De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), cerca de 10 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar disse não ter uma estimativa. Segundo a Apeoesp, 162 escolas deverão ser fechadas, caso seja colocado em prática o plano de reorganização do ensino público, que está sendo finalizado pela Secretaria de Educação estadual.

“O objetivo claro da manifestação é contra o fechamento e a superlotação das salas de aulas, porque sabemos perfeitamente que não tem nenhuma medida pedagógica que embase essa medida do secretário”, disse a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha.

Izabel disse que a reorganização do ensino está sendo feita sem participação da comunidade escolar e que poderá gerar a demissão de cerca de 20 mil professores: “Nós já temos uma lista de 162 escolas que vão fechar. E o professor efetivo vai ter redução da jornada e vai ganhar menos. O professor estável vai ficar encostado e os temporários serão demitidos. Temos uma estimativa de que 20 mil professores deverão ser demitidos”, afirmou a sindicalista.

Em nota, a secretaria de educação do estado disse que tem atuado para entregar escolas melhores, com ambientes mais preparados para cada faixa etária e com profissionais capacitados para atender às necessidades dos estudantes:   “As manifestações, embora legítimas, não podem desinformar e alimentar em pais e alunos falsos temores. Também não podem sobrepor o direito dos estudantes paulistas por uma educação de mais qualidade”.

Segundo a secretaria, manter os alunos da mesma idade juntos é prática comum de alguns dos melhores colégios do país e de países referência em educação. “As informações, ainda não oficiais, propagadas por um sindicato com claras pretensões políticas tenta, mais uma vez, inviabilizar melhores condições aos alunos e também aos profissionais da rede estadual. A Secretaria lamenta e garante que permanecerá atuando por meio do diálogo com os educadores e compromisso com o ensino”, informa a nota.

De acordo com a secretaria de educação, o processo de readequação está em estudos e não houve ainda a decisão de fechar escolas. A intenção é que as unidades tenham ciclos únicos, porque há estudos indicando que o aluno tem rendimento 10% maior nesse modelo. Além disso, a secretaria informou que, desde 1998, as escolas estaduais deixaram de receber dois milhões de matrículas. Por isso, há necessidade de readequação.

Conforme a secretaria, as mudanças levarão em conta as especificidades de cada região. Elas serão informadas para alunos e pais em uma reunião no dia 14 de novembro, data em que também serão informadas as novas escolas dos alunos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário