one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ato em frente ao MEC termina em confusão com a polícia

Criado em 05/10/15 20h12
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Ato de professores universitários e estudantes em defesa da educação pública em frente ao Ministério da Educação (MEC) hoje (5) terminou em confusão com a polícia. Um estudante foi preso, acusado de pichar a lateral do prédio do ministério. A polícia usou spray de pimenta para dispersar o grupo que tentou protegê-lo.

O ato foi organizado pelo Comando Nacional de Greve dos docentes federais do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino (Andes-SN) e, segundo a organização, reuniu, desde o início, às 9h, cerca de 400 pessoas. O conflito com a Polícia Militar do Distrito Federal, ocorreu após o final das aulas públicas e apresentações, à tarde, quando o grupo já se dispersava e menos de 50 pessoas permaneciam na área em frente ao MEC.

"A polícia identificou um aluno que teria pichado o prédio e veio, de forma truculenta, com um número muito grande de policiais cercando o grupo", disse a professora da Universidade Federal Fluminense Paula Kapp, integrante do Comando Nacional de Greve. Segundo Paula, a polícia tentou prender o estudante, dizendo que achava que ele era culpado. Com a falta de certeza, o grupo o protegeu.

"Vieram com cassetete, gás de pimenta, um aluno saiu com a nuca sangrando. Avaliamos que houve excesso de violência, que a polícia não dialogou com um grupo extremamente pacífico", afirmou a professora.

O estudante foi preso e, como o prédio que ele teria pichado é sede de um órgão federal, encaminhado à Polícia Federal. O major Janisson Mariano da Silva disse que recebeu filmagens do ato da pichação e que, identificando o culpado, cumpriu o dever de prendê-lo. "Na hora em que a gente foi fazer a prisão, fizeram um círculo para proteger o cidadão e tomaram o cassetete do sargento". O major Silva negou que tenha havido excesso de violência e disse que não viu os policiais usando cassetetes.

Professores das universidades federais estão em greve há cerca de quatro meses. Há duas semanas, professores e estudantes em greve ocuparam o andar do gabinete do então ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Hoje Aloizio Mercadante tomou posse, retomando o comando da pasta.

 

Editor Nádia Franco
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário