one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Caiu no Enem: professores consideram provas equilibradas no primeiro dia

Criado em 24/10/15 22h06 e atualizado em 25/10/15 18h38
Por Portal EBC

A prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio trouxe poucas surpresas e teve uma boa distribuição dos temas na opinião dos professores que participaram do programa Caiu no Enem, transmitido hoje pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela internet e pelas emissoras da rede pública de rádio. A prova, que costuma trazer temas relacionados ao cotidiano e interpretação de texto, iniciou com uma questão sobre igualdade de gênero na área de ciências humanas, com uma citação da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, que virou tema mais comentado pelos estudantes no Twitter, logo ao sairem da prova.

O tema meio ambiente, que permeou tanto a a parte de ciências humanas quanto de ciências da natureza, figurou em cinco questões. Os itens de química foram a que os candidatos tiveram mais dificuldade, de acordo com os comentários nas redes sociais. Os 7,7 milhões de inscritos tiveram hoje (24) 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, sociologia e filosofia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

Ciências da natureza

Química

Na avaliação do professor, Jonatas Gonçalves, a prova de química vem se tornado um pouco mais complexa e isso gera um impacto maior na impressão dos estudantes. "Às vezes [o candidato] se assusta com tantas informações e acaba se perdendo na interpretação, sendo que a questão em si não é tão complexa." Segundo ele, a leitura atenta dos enunciados e uma boa capacidade de interpretação possibilitavam aos estudantes responderem bem a prova. "Apenas algumas questões de química orgânica exigiam um maior conhecimento por parte dos alunos."

Como de costume, a prova abordou temas relacionados a situações do cotidiano, como a questão em que perguntava por que a soda cáustica é sólida mas, geralmente, fica com aspecto meio derretido após exposta por algum tempo ao ar. "Qualquer dona de casa sabe que vai usar a soda para desentupir e que tem que armazenar fechada para que o produto não se comprometa", diz ele se referindo às propriedades do hidróxido de sódio em contato com o ar.

Física

Para o professor William Santos, apesar da distribuição bem equilibrada dos assuntos da prova de física, os textos longos e com muitas detalhes dificultaram o entendimento do aluno. "A presença de muitos cálculos e fórmulas foi uma novidade. Na prova do ano passado isso não caiu", comparou

Ele avaliou como fácil a questão que propôs uma comparação entre uma câmara escura e o olho humano e como difícil, a questão do estilingue, que envolvia conhecimentos sobre energia elástica. Segundo o professor, para responder a essa pergunta era necessário um cálculo de "X" ao quadrado, o que, sem uso de calculadora, pode ter complicado a vida dos candidatos.

Biologia

"Curiosamente a divisão da prova [de biologia] foi mais equilibrada, com questões sobre biotecnologia, zoologia, genética. Porém, ecologia, apareceu pouco", afirma o professor Guga, que apontou que o tema em edições anteriores do Enem chegava a representar de 40% a 50% da prova. Este ano caíram apenas três perguntas caíram sobre o assunto.

O professor considerou fácil a questão que indagava aos candidatos por que existe vacina contra febre amarela e ainda não existe contra a dengue. "O vírus da dengue tem um alto grau de mutabilidade, então fica difícil elaborar uma vacina eficaz contra a doença."

Ele também ressaltou que a pergunta que abordou a questão da grande quantidade de corantes despejados na água pela indústria têxtil induzia o aluno a uma resposta equivocada. "A questão exigia a leitura do comando [no enunciado]". A resposta a essa pergunta exigia conhecimentos sobre eutrofização, que é o processo pelo qual os corpos de água (rios e lagos) adquirem altos níveis de nutrientes, como fosfatos e nitratos, provocando a proliferação excessiva de algas e o acúmulo de matéria orgânica em decomposição.

Ciências humanas

História

Para o professor Tiago Diana, a prova de História foi bem equilibrada, com uma boa diversidade de temas. Como ele mesmo previu, a Era Vargas se manteve como tema recorrente no exame. Novidade, para ele, foi o fato de várias questões terem versado sobre Grécia Antiga.

Uma questão que exibia imagens de Dom Pedro II após o golpe da maioridade pediu que os candidatos, com base no contexto histórico, apontassem se elas representavam um monarca absolutista, um jovem imaturo, um imperador adulto ou um líder guerreiro. O professor considerou o nível de dificuldade fácil: "Era só ler atentamente e saber intepretar um pouco as informações para conseguir responder a questão."

Dom Pedro II foi tema de uma das questões da prova de Ciências Humanas
Creative Commons - CC BY 3.0 - Dom Pedro II foi tema de uma das questões da prova de Ciências Humanas

 

Geografia

"Essa foi uma das melhores provas [de geografia] da história do Enem", considera o professor Flávio Bueno. Para ele, o exame da disciplina foi bem equilibrado, mesclando questões de geografia geral, geografia física, tecnologia social, além de ter trazido textos interessantes das ciências sociais.

Ele destacou a presença do tema globalização, em duas questões que se referiram às teias globais de produção e à mecanização da mão-de-obra com o advento das tecnologias no final do século XX e início do século XXI, o que promoveu grandes mudanças no mercado de trabalho. 

O uso pela banca de análise de charges também enriqueceu a prova. " A charge do Ziraldo mostra o milagre econômico, mas a conta que fica pro futuro", diz ele fazendo referência aos empréstimos internacionais feitos durante a ditadura militar. Já a charge do artista Amarildo criticava o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira.

Charge do artista Amarildo, sobre agrotóxicos, caiu na prova do Enem
Copyright - Charge do artista Amarildo, sobre agrotóxicos, caiu na prova do Enem

Amarildo

Sociologia e filosofia

Para o professor Gabriel Melo, as provas de sociologia e filosofia foram complexas. "A carga de leitura e interpretação exigida [nas questões sobre sociologia e filosofia] foi muito grande", comenta ele.

Perguntas sobre o pensamento de Paulo Freire e Weber foi uma novidade em relação às provas anteriores de sociologia. "Teóricos costumam cair muito nas provas de filosofia, mas não na de sociologia."

 

Dicas de redação

No terceiro bloco do programa, o professor marcelo Freire deu as últimas dicas de redação e listou alguns temas que podem cair na prova.

 

Confira o quarto bloco do programa, com conteúdo exclusivo para web

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário