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Caiu no Enem: textos longos complicaram a vida dos candidatos na prova de linguagens
Criado em 25/10/15 21h04
e atualizado em 17/05/16 18h09
Por Portal EBC
Com textos muito longos, a prova de linguagens, no segundo dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode ter trazido complicações para o aluno que precisava administrar o tempo entre responder às 90 questões objetivas e elaborar a redação.
A avaliação é dos professores Zaira Dirani, Ricardo Tobé e André Goofy, que comentaram a prova de língua portuguesa, espanhol e inglês no programa Caiu no Enem, exibido hoje (25) pela Empresa Brasil de Comunicação em seus veículos de rádio, TV e web.
Segundo Zaira, houve predominância de autores modernistas e contemporâneos nas questões de língua portuguesa. "Apenas dois autores: Olavo Billac e Raul Pompeia são anteriores a esse período", explica ela.
A professora também ressaltou o grande número de questões focadas na interpretação de texto e funções da linguagem. "Gramática é cada vez menos exigida nas provas do Enem."
Os professores de espanhol e inglês, Ricardo Tobe e André Goofy, concordaram que as provas demandaram muito tempo dos alunos pelos longos textos apresentados. Tobé destacou que, na prova de espanhol, o risco de errar estava ligado em vocábulos que não tinham muita relação com o português. Ele deu como exemplo o vocábulo "guionista", que significa "roteirista", e era fundamental para a compreensão deum dos itens de espanhol.
A prova de inglês teve textos menos complexos, de acordo com o professor Goofy. "Estamos notando que cada vez mais os textos de espanhol apresentados na prova são cada vez mais elaborados".
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