one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Caiu no Enem: textos longos complicaram a vida dos candidatos na prova de linguagens

Criado em 25/10/15 21h04 e atualizado em 17/05/16 18h09
Por Portal EBC

Com textos muito longos, a prova de linguagens, no segundo dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode ter trazido complicações para o aluno que precisava administrar o tempo entre responder às 90 questões objetivas e elaborar a redação.

A avaliação é dos professores Zaira Dirani, Ricardo Tobé e André Goofy, que comentaram a prova de língua portuguesa, espanhol e inglês no programa Caiu no Enem, exibido hoje (25) pela Empresa Brasil de Comunicação em seus veículos de rádio, TV e web.

Segundo Zaira, houve predominância de autores modernistas e contemporâneos nas questões de língua portuguesa. "Apenas dois autores: Olavo Billac e Raul Pompeia são anteriores a esse período", explica ela.

A professora também ressaltou o grande número de questões focadas na interpretação de texto e funções da linguagem. "Gramática é cada vez menos exigida nas provas do Enem."

Os professores de espanhol e inglês, Ricardo Tobe e André Goofy, concordaram que as provas demandaram muito tempo dos alunos pelos longos textos apresentados. Tobé destacou que, na prova de espanhol, o risco de errar estava ligado em vocábulos que não tinham muita relação com o português.  Ele deu como exemplo o vocábulo "guionista", que significa "roteirista", e era fundamental para a compreensão deum dos itens de espanhol.

A prova de inglês teve textos menos complexos, de acordo com o professor Goofy. "Estamos notando que cada vez mais os textos de espanhol apresentados na prova são cada vez mais elaborados".

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário