one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes fazem festa durante 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Imagem:

Compartilhar:

Caravana da UNE chega à Brasília para protestar contra cortes na educação

Criado em 06/10/15 13h35 e atualizado em 06/10/15 14h55
Por Marieta Cazarré Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A caravana da União Nacional dos Estudantes  (UNE) chegou hoje (6) à Brasília para uma passeata contra o ajuste fiscal do governo federal e os recentes cortes nas áreas sociais do país, em especial na educação. A manifestação começou às 9h, em frente à Biblioteca Nacional.

 “A gente não acha que a educação seja alvo de cortes para o ajuste fiscal. A educação é que alavanca o desenvolvimento e dá oportunidade para os jovens”, afirmou Carina Vitral, presidente da UNE. Segundo ela, em 2015 a educação teve contingenciados R$ 10,6 bilhões.

Com Aloizio Mercadante à frente do Ministério da Educação (MEC), os estudantes esperam que o ajuste fiscal no setor seja revertido e que os investimentos na educação sejam ampliados.

Para Bárbara Melo, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), “muita gente que chegou a um instituto federal não consegue continuar por falta de bandejão para comer, de política de passe livre estudantil e de laboratórios decentes. É um desperdício colocar um jovem numa escola técnica e não ter estrutura suficiente para que ele se torne um bom profissional. O corte não é a melhor saída para a crise. Só prejudica os estudantes”.

Os estudantes também estão se manifestando contra o Projeto de Lei 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP). A ementa do projeto estabelece a participação mínima da Petrobras no consórcio de exploração do pré-sal.

De acordo com Jessy Dayane, diretora de Políticas Educacionais da UNE, a caravana é contra o projeto porque, em 2013, metade do fundo social do pré-sal foi destinada às áreas sociais: 75% para a educação e 25% para saúde. "Se esse projeto for aprovado, ameaça a conquista que garante mais verbas a longo prazo para a educação no Brasil.”

Para a presidente da UNE, a Operação Lava Jato é importante porque acaba com a corrupção na Petrobras, "mas não podemos levar a Petrobras junto. Deputados e partidos estão se aproveitando da crise para propor projetos que enfraqueçam a empresa”, afirmou Carina Vitral.

Segundo a Consultoria Legislativa do Senado, o projeto em discussão na Casa não altera a destinação de recursos.

Após a reunião em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, a caravana, com lideranças de todo o país, caminhará, no início da tarde, até o Ministério da Educação. O objetivo dos estudantes é que o novo ministro os receba às 17hs.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, até às 11h30 eram aproximadamente 300 manifestantes no local.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário