one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Enem: 364 participantes são eliminados no primeiro dia de provas

Criado em 24/10/15 21h44 e atualizado em 24/10/15 22h23
Por Andréia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Edição:Kleber Sampaio Fonte:Agência Brasil

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 364 pessoas foram eliminadas em todo o País no início ou ao longo da prova, informou hoje (24) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O número de eliminados foi menor do que o registrado em 2014.

Segundo Mercadante, 330 participantes estavam portando equipamentos eletrônicos, se ausentaram antes do horário permitido de saída, utilizaram impressos durante a prova e não atenderam orientações dos fiscais, entre outros motivos.

Os outros 34 eliminados estavam portando objetos inadequados identificados por detectores de metal.

“Com alguns desses 34 eliminados foram identificados pontos eletrônicos. A Polícia Federal abriu inquérito e já está investigando”, disse o ministro, destacando que qualquer participante pode ser eliminado do exame a qualquer tempo.

Apenas uma pessoa foi eliminada por postagem de foto nas redes sociais de dentro do local de provas. Ela foi identificada e reconheceu o erro.

Houve interrupção temporária de energia em 19 locais de aplicação, mas o andamento das provas não foi comprometido. Cinco emergências médicas e um óbito foram registrados durante o exame. Em Campo Grande (MS), uma aplicadora de prova teve uma crise convulsiva e morreu.

Fechamento dos portões

Assim como em edições anteriores do Enem, houve casos de pessoas que chegaram após o fechamento dos portões e não puderam fazer a prova.

“O fechamento dos portões é uma regra para dar isonomia aos participantes. Alertamos a todos e novamente acontecem aquelas cenas tristes. Nós lamentamos, mas só vão deixar de acontecer quando os participantes forem prudentes. Os casos ocorreram e queríamos motivar essas pessoas a continuar estudando para voltar ano que vem”, afirmou Mercadante.

Segundo ele, durante 22 dias os cartões de confirmação ficaram disponíveis no site do Enem para as pessoas acessarem e conhecerem os locais de prova.

“Mas ao meio-dia faltavam 844 mil participantes confirmarem a inscrição. Entre 11h e meio-dia, 17 mil acessaram pela primeira vez o cartão de confirmação. Entre 12h e 12h30, mais de 5 mil participantes acessaram o cartão, quando faltava meia hora para fechar o portão do local de prova. Após o meio-dia, tínhamos 1,2 mil pessoas a cada dez minutos acessando o cartão”, contou.

O ministro da Educação ressaltou, ainda, que, nos dois últimos dias que antecederam o exame, foram enviados e-mails e mensagens para o celular dos participantes, lembrando que eles ainda não haviam acessado o cartão.

A abstenção no primeiro dia de prova foi de 25,31%, em torno de 1,8 milhão, número menor do que o registrado em 2014. Mais de 7,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame, mas cerca de 800 mil estão fazendo o Enem apenas para certificação de Ensino Médio e elas têm a opção de comparecer apenas ao segundo dia de prova.

Hoje os candidatos tiveram quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Amanhã (25), serão cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário