one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Enem: Primeira Guerra Mundial pode cair na prova de história

Criado em 16/10/15 10h09 e atualizado em 16/10/15 10h31
Por Produção Web Fonte:Portal EBC

A menos de dez dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ordem é priorizar a revisão dos conteúdos mais importantes. Você sabe quais são os assuntos prioritários em História Geral? Ainda não? Pois então prepare-se para assistir a mais um episódio da websérie Fica a Dica Enem. 

Neste vídeo, o professor Tiago Diana aponta quais são esses conteúdos pra ajudar você a se organizar com os estudos na reta final para o Enem. Confira:

1) Primeira Guerra Mundial

Primeiro conflito em escala mundial, a Primeira Guerra ocorreu entre os anos de 1914 e 1918, envolvendo dois blocos de países: a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Áustro-Húngaro e Reino de Itália, e a Tríplice Entente, composta pelo Reino Unido, França e Império Russo. Os Estados Unidos se uniram à este último bloco já no final da guerra.

O conflito é um importante marco na história contemporânea, pois reconfigura o mundo, trazendo uma série de transformações econômicas, políticas e sociais.

2) Crise de 1929

Após o final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornaram a principal potência do planeta, vivendo um grande período de desenvolvimento econômico que deu origem ao chamado "american way of life", um estilo de vida baseado no capitalismo e no consumo, que teve grande impacto sobre a economia e os costumes dos países do mundo inteiro.

O modelo econômico norte-americano, no entanto, esbarrou em uma crise de superprodução, ou seja, produzia-se mais que a capacidade de consumo das pessoas.

A crise leva à queda do liberalismo, teoria que pregava a emancipação da economia das intervenções do Estado, e abre espaço para o avanço dos regimes totalitários (ditaduras, nazismo, fascismo), principalmente na Europa e na América Latina.

No caso do Brasil, a crise de 1929 acarretou uma grave crise na economia baseada na cafeicultura, que, por sua vez, gerou as condições para a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, no chamado Governo Provisório, que durou de 1930-1934.

Quer assistir aos outros episódios do Fica a Dica Enem? Clique aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário