one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhar:

Estudantes bloqueiam avenida contra reorganização escolar em São Paulo

Criado em 30/11/15 12h12 e atualizado em 01/12/15 10h35
Por Fernanda Cruz e Daniel Mello Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Um grupo de estudantes bloqueou, com cadeiras e cartazes, um dos sentidos da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste da capital paulista, por cerca de quatros horas na manhã de hoje (30). O bloqueio foi em protesto contra a reorganização escolar no estado de São Paulo. Os manifestantes, que vieram de escolas ocupadas na região, se concentraram na altura da Avenida Rebouças, no sentido Itaim Bibi.

O decreto com as mudanças na rede de ensino deve ser publicado no Diário Oficial do Estado amanhã (1º). O projeto do governo estadual prevê o fechamento de 93 escolas e a transferência de estudantes para outros estabelecimentos. O objetivo é segmentar as escolas em três grupos – anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio –, conforme o ciclo escolar.

A estimativa é que 311 mil alunos tenham que mudar de escola no ano que vem. Desde o início do mês passado, quando a proposta da Secretaria de Educação do Estado foi comunicada para os diretores das unidades, vários protestos foram realizados no estado.

O estudante Douglas de Oliveira Ferreira participou do bloqueio da Brigadeiro Faria Lima e conta que houve momentos de tensão com a Polícia Militar, mas sem confronto. O jovem, que participa da ocupação da Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, e disse que a mobilização é para que os estudantes e professores sejam ouvidos sobre reorganização escolar. “A repressão é uma tática para colocar a população contra os estudantes. Mas a nossa manifestação é apenas para mostrar que a gente quer o diálogo”, ressaltou o jovem.

Um transeunte, que chegou a agredir uma estudante com um guarda-chuvas, disse que trabalha na região da Faria Lima e estava revoltado com os transtornos causados pelo bloqueio da pista. Um grupo de motoqueiros também forçou passagem por entre bloqueio. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a zona oeste registrava 47 quilômetros de congestionamento, às 11h, sendo 1,5 quilômetro na Avenida Faria Lima.

Como parte da mobilização contra a reorganização escolar foram ocupadas em todo o estado 199 escolas, segundo estimativa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp). A Secretaria Estadual de Educação diz que até o momento as ocupações atingem 190 estabelecimentos de ensino.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário