one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONG prepara educadores para ajudar jovens a lidar com questões ligadas ao HIV

Criado em 26/11/15 16h21 e atualizado em 26/11/15 16h20
Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

 Prevenção nas Escolas - Conscieduca 2015, na Universidade Paulista (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Educadores participam de seminário de capacitação para ministrar palestras sobre HIV, aids e outras questões importantes para adolescentes de 75 escolasmunicipais e estaduais de São Paulo  Rovena Rosa/Agência Brasil

A Fundação Poder Jovem lançou hoje (26) um projeto de capacitação de cerca de 200 líderes de educação de 75 escolas públicas para fazer palestras sobre HIV e temas importantes para os adolescentes. O projeto, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino Centro-Oeste de São Paulo, deve durar dois anos.

O objetivo é criar ferramentas que os professores possam ajudar os adolescentes nos conflitos típicos desta faixa etária, incluindo questões ligadas ao virus HIV, causador da aids. Conforme dados do Ministério da Saúde, o índice da doença entre os jovens de 16 a 24 anos aumentou 40% de 2006 até este ano. Em São Paulo, a incidência aumentou 21,5%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

“O seminário foi feito para aumentar o conhecimento, a sensibilização e a conscientização de líderes gestores de educação. Estão aqui os diretores e coordenadores pedagógicos para serem sensibilizados pela visão do paciente e da pessoa que convive com pacientes. Vamos falar dos conflitos que essas pessoas enfrentam”, disse a diretora da Fundação Poder Jovem, Glória Brunetti, médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

De acordo com a infectologista, posteriormente, os professores serão capacitados pela organização não governamental (ONG) e, por isso, é preciso analisar cada escola onde as informações serão passadas para que a orientação seja eficaz e as ações deem resultado. “Tentaremos personalizar essas ações. Temos que entender que as dificuldades variam de lugar para lugar – às vezes, vamos para as unidades com um discurso que não combina. Por isso, tentaremos alinhar essa fala para alcançar a sensibilização de que precisamos.”

Glória Brunetti disse que a terceira etapa é fazer o projeto chegar a todos os jovens das escolas municipais e estaduais de São Paulo e dos demais estados do país.

Em 2011, a ONG fez pesquisa com 16 jovens de 13 a 21 anos que participavam de seus projetos e tinham nascido com o vírus HIV. O levantamento constatou que  62% deles frequentavam a escola, 42% tinham relações afetivo-sexuais, mas só 37% faziam atividades físicas, e que 87% já haviam sido internados. “A pesquisa também detectou que alguns não tomavam o remédio porque não tinham disciplina, porque não queriam sentir os efeitos colaterais e porque tinham que esconder essa realidade dos outros”, disse a médica.

A assessora técnica de Coordenação e Prevenção e Articulação Social do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Alícia Kruger, ressaltou que, por causa das restrições nos planos Nacional e Estadual de Educação, ficou muito difícil entrar nas escolas para falar sobre doenças sexualmente transmissíveis, gênero e sexualidade. “As dificuldades para tratar desses assuntos na escola existem porque a maioria desses alunos é menor de idade e está sob a tutela dos pais, que não concordam com a temática nas escolas."

Alícia disse que outra questão é que vive-se atualmente um período de grande conservadorismo político o que impede de falar sobre os temas. "Por isso, projetos como o da Fundação Poder Jovem são maravilhosos, e nós queremos estar junto com essas iniciativas”, afirmou.

Aceitar realidade é difícil

Ingrid Caroline de Oliveira, que tem 20 anos, nasceu com o vírus HIV. Ela contou que começou a aceitar sua realidade há pouco tempo, quando passou a fazer parte da fundação. “Minha maior dificuldade sempre foi me aceitar e aderir ao tratamento, porque os efeitos colaterais são muito fortes. Infelizmente, ainda há o tabu de que uma pessoa com HIV não pode ter uma vida normal. Eu vivo normalmente, apenas tenho que ter mais cuidados com a saúde”, afirmou.

A família escondeu a doença de Ingrid até que ela completou 12 anos e, na escola, os professores de educação física a proibiram de participar das aulas, alegando que ela poderia se machucar e transmitir a doença para os colegas. “Tomar remédios se tornou sinônimo de doença e eu fiquei em depressão. Eu também não participava das aulas de biologia porque me afetava. Mas, quando completei 18 anos, minha família deixou por minha conta, eu conheci a Fundação e voltei a me cuidar.”

O conhecimento tardio da doença também foi uma realidade na vida de Josi Morais, de 31 anos, que também nasceu infectada. Para Josi, fazer o tratamento é o mais difícil, porque a criança tem de se acostumar a tomar o remédio todos os dias. “Chega uma hora que enjoa, dá vontade de largar e uma hora a gente sempre falha. Mas a cobrança é muito grande.”

Embora diga que nunca sofreu preconceito, ela ressaltou que é muito difícil falar do HIV, principalmente quando se cresce com o segredo. “Quando se cresce com o tabu, a gente se torna um adulto com dificuldade de falar do assunto. Hoje já não tenho tanto problema, porque estou com 31 anos e já passei por todas as fases. Eu tomava remédio sem saber para que, minha mãe faleceu com HIV e eu não sabia  de que ela tinha morrido. O HIV envolve toda a vida social, embora tenha tratamento”, destacou Josi.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário