one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio promove Dia de Redução de Riscos de Desastres em escolas

Criado em 27/11/15 12h47 e atualizado em 27/11/15 12h50
Por Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Defesa Civil do Rio promoveu hoje (27) mais uma edição do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. Este ano, a programação abrange escolas de todo o estado, incluindo unidades das redes municipais, estaduais e particulares. A iniciativa consiste na realização de exercícios simulados de desocupação dentro dos centros educacionais.

Esta é a quarta vez em que a data é comemorada no Rio. Embora não seja lembrada no próprio dia [29 de novembro], por ser um domingo, a data mobilizou uma camada essencial da população no trabalho pelo desenvolvimento da cultura de prevenção. O evento reuniu mais de 72 mil pessoas entre diretores, funcionários e alunos em mais de 200 escolas. Foram 694 militares envolvidos e 188 viaturas em todo o estado. Após o exercício, os bombeiros fizeram palestras, abordando temas como afogamento, gás liquefeito de petróleo (GLP) e acidentes rodoviários.

O tenente do Corpo de Bombeiros Tiago Nicolini destacou a importância do programa para os alunos saberem como agir em casos de emergência. ”É importantíssimo! Não só para eles [alunos], como para os funcionários, afinal eles precisam ter o conhecimento de que a edificação tem uma rota de fuga, contendo escadas de emergência, além de um ponto de encontro que nada mais é que um local onde todos devem se reunir e não dispersar para a rua, ou qualquer outro lugar, ocasionando outro acidente além daquele que já estaria em curso, como um incêndio, um desabamento, tremor, etc”.

Nicolini explicou que o motivo de as vítimas de um acidente terem que sair de forma ordeira é que os bombeiros que estiverem prestando socorro possam ter o controle de quantas pessoas estão envolvidas no acidente e quantas podem ter ficado para trás. “Isso facilita demais o nosso trabalho de atender melhor às vítimas. Mas é importante ressaltar que antes de remediar, podemos prevenir. E a prevenção fica a cargo de cada um de nós como cidadão”, completou.

O diretor-geral do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, Francisco Junior, uma das escolas a receber os testes de segurança, elogiou o trabalho dos bombeiros com os alunos e disse que todo o corpo docente e discente da escola pode se sentir seguro e confortável para o caso de algum imprevisto.

“Nós nunca passamos por nenhum acontecimento que necessitasse evacuação ou algo do tipo, mas é muito importante que todos estejamos preparados. Nossos alunos e funcionários realizaram um exercício de escape por conta disso, e agora eles se tornarão multiplicadores dentro da escola, passando o conhecimento que adquiriram para o turno da tarde e da noite”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário