one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Agência PT / Fotos Públicas

Compartilhar:

Conheça os bastidores da ocupação das escolas de SP

Criado em 14/12/15 17h58 e atualizado em 15/12/15 17h23

Uma rotina de aprendizado, discussão política e atividades culturais faz parte dos bastidores da ocupação das escolas por estudantes da rede pública por mais de um mês em São Paulo. O projeto de reorganização das escolas, apresentado pelo governador Geraldo Alckmin, sucumbiu diante do protesto de estudantes. Eles ocuparam unidades de ensino contra o fechamento de 94 escolas. Além de conseguirem mostrar força política com a suspensão do projeto, os estudantes vivenciaram uma experiência singular. Os bastidores desse período foram registrados pelo Caminhos da Reportagem, da TV Brasil. Além dos alunos, a equipe do programa ouviu também professores, especialistas e autoridades sobre esse movimento. Confira o programa na íntegra abaixo.

 

Para a estudante do ensino médio Eloiza Oliveira, que participou das ocupações, o conhecimento adquirido durante o tempo de convívio nas escolas foi muito além do aprendizado cotidiano.  “A gente teve muito mais atividade cultural do que o ano inteiro de aula.  Tivemos teatro e oficinas. Eu acho que, além da luta pela educação de qualidade, uma luta pela adequação da educação”, disse. Para a estudante Nicole Olivieira, a ocupação proporcionou outro tipo de interação entre os alunos, que passaram a se conhecer melhor e tiveram um vínculo de amizade. “A gente aprendeu a se enxergar aqui dentro”.

Aprendizado

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Vitor Henrique Paro considera que a experiência dos estudantes foi mais rica do que um ano letivo de estudos. “Os meninos estão tendo mais educação agora do que durante o período letivo. Eles estão aprendendo coisas belíssimas, coisas que fazem o Brasil melhor”. A cartunista Laerte Coutinho visitou a ocupação na escola onde estudou e ficou otimista com o que viu. “Eu saí de lá com a sensação de que eu estava vendo um episódio de muita lucidez, que eu nunca tinha visto. É muito bonito o que está acontecendo”.

O professor de história Edvan Costa, que chegou a ser agredido por policiais em uma das escolas ocupadas, destacou o protagonismo dos estudantes. “Eles deram um recado muito claro: nós estamos aqui, nós existimos e queremos ser ouvidos”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário