one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cursinho para população trans e travesti em BH celebra aprovados no Enem

Criado em 29/01/16 16h56 e atualizado em 29/01/16 20h19
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

O Brasil carrega o triste e preocupante título de país em que mais travestis e transexuais morrem em todo o mundo. De acordo com a organização não governamental (ONG) Transgender Europe (TGEU), rede europeia de organizações que apoiam os direitos da população transgênero, foram registradas 604 mortes no país entre janeiro de 2008 e março de 2014: mais de 100 mortes por ano.

Os números são resultados de uma sociedade segregadora: por não serem aceitas, muitas pessoas transexuais e travestis não conseguem um posto no mercado de trabalho e acabam em situações vulneráveis, desempregadas, na prostituição ou na população de rua. Tendando mudar essa perspectiva, a advogada Adriana Ribeiro Alves do Valle iniciou, em agosto de 2015, o projeto TransEnem BH: um cursinho popular em Belo Horizonte, Minas Gerais, para ajudar a população trans e travesti a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Com apenas alguns meses de funcionamento, os resultados já apareceram: entre os 12 alunos atendidos pelo projeto, dois conseguiram aprovação pelo Enem. Um deles na Universidade Federal de Minas Gerais, e o outro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). "E ainda temos alguns com chances de serem aprovados no Prouni e com possibilidade nas próximas chamadas", celebra Adriana.

O desempenho dos estudantes estimula a continuação do TransEnem BH. "[O resultado] nos anima e nos entristece ao mesmo tempo porque a gente vê que não falta vontade, falta oportunidade. Se elas tivessem, alcançariam o que todo mundo alcança", acredita a idealizadora do projeto.

"Existe o estigma de que elas não têm interesse em estudar, mas elas na verdade não têm oportunidade de buscar o estudo"

Adriana Ribeiro Alves do Valle, criadora do TransEnem BH


Nome Social

O uso do nome social é uma das mais fortes reivindicações da população transexual e travesti, por ser fator determinante para o bem-estar na hora de fazer a prova e até mesmo depois, ao cursar a graduação.

Adriana reconhece o avanço do Enem e de outros vestibulares ao adotarem os nomes sociais na realização de suas provas, mas afirma que a iniciativa precisa ir além: "apesar de ter o respeito na prova, isso não tem uma continuidade nos demais processos. Em geral, a lista é no nome de registro, na hora de fazer a matrícula também precisa do nome de registro. Muitos desistem nesse processo", diz.

Apoio

O projeto funcionava em 2015 com professores voluntários, em um prédio emprestado. Para este ano, os idealizadores do projeto buscam doações e parcerias para conseguir um novo local para as aulas, além de novos professores voluntários e de verba para poderem ajudar financeiramente os alunos, uma vez que muitos não têm condições de se manter estudando. As aulas vão começar em março e só terminam antes da prova. "A gente dá todo o material, e quer ajudar com o transporte também. Queremos ter a possibilidade de fazer simulados, para que seja uma preparação mais completa", afirma Adriana.

Para arrecadar fundos, o projeto iniciou uma campanha de crowdfunding, que permanecerá ativa durante todo o ano. Pessoas de todo o mundo podem ajudar com qualquer quantia. Com o apoio da sociedade, Adriana espera conseguir aprovar mais alunos este ano: "esta é uma causa que muda a vida [das pessoas trans e travestis], muda a vida da família, e ainda tem uma questão importante de auto-estima".

"Hoje, educação é uma sensação de pertença, de inserção social, de você fazer parte da sociedade e isso é muito importante. Não é pelo dinheiro, é por você ser alguém"

Adriana Ribeiro Alves do Valle, criadora do TransEnem BH

 

 

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário