X

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Passo-a-passo: uma mãozinha para fazer sua inscrição no Sisu

Criado em 11/01/16 17h51 e atualizado em 12/01/16 13h05
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Quem pretende conseguir uma vaga em uma instituição pública de ensino superior usando a nota do Enem já pode fazer a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste a meia-noite desta segunda-feira. São mais de 228 mil vagas em 131 instituições de todo o país, e no sistema, disponível na web e também em um aplicativo para celular e tablet, é possível verificar toda a oferta.

Para que você, candidato do Sisu, não fique perdido em meio a tanta informação, confira um passo-a-passo para entender como fazer a sua inscrição:

1. Tenha o seu número de inscrição no Enem

Para verificar a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última sexta-feira, você precisava apenas acessar o site do Enem e se conectar utilizando o seu número de CPF e senha. No sistema do Sisu, no entanto, é obrigatório ter em mãos o seu número de inscrição do exame. Ele está logo acima do seu nome na tela em que você acessou o boletim de desempenho. Anote-o e mantenha sempre com você!

Sisu 2016: o número de inscrição está disponível no seu boletim de desempenho
Sisu 2016: o número de inscrição está disponível no seu boletim de desempenho. Imagem:Reprodução/MEC

2. Acesse o site do Sisu

O endereço do site do Sisu é diferente: http://sisu.mec.gov.br/. Lá você pode entender como a seleção funciona, tirar dúvidas e acompanhar as datas de inscrições, divulgação dos resultados e prazos para matrícula. Ao clicar em "Fazer inscrição", você terá acesso à página de login.

Página inicial do Sisu: Ao clicar em "Fazer inscrição", você terá acesso à página de login
Página inicial do Sisu: Ao clicar em "Fazer inscrição", você terá acesso à página de login. Imagem: Reprodução/MEC

3. Que comecem os jogos!

Para se conectar ao sistema, você deverá preencher os campos indicados com seu número de inscrição e a senha do Enem. A senha é a mesma que você usou para acessar suas notas no site do Enem.

Página de acesso ao Sisu: basta preencher com o número de inscrição e senha
Página de acesso ao Sisu: basta preencher com o número de inscrição e senha. Imagem: Reprodução/MEC

Após se conectar, você verá a página em que aparecem as suas opções de curso. Cada pessoa pode escolher dois cursos diferentes. Não é possível escolher a segunda opção antes da primeira.

Sisu: Cada pessoa pode escolher dois cursos diferentes
Sisu: Cada pessoa pode escolher dois cursos diferentes. Imagem: Reprodução/MEC

4. Escolha seu curso

Ao clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção", você terá acesso à página em que é possível buscar o seu curso pelo nome, pela instituição de ensino ou pela localidade:

Sisu: é possível buscar cursos por nome, instituição de ensino ou localidade
Sisu: é possível buscar cursos por nome, instituição de ensino ou localidade. Imagem: Reprodução/MEC

Ao clicar em uma das opções da listagem, você verá quantas vagas são oferecidas para o curso desejado naquela instituição; além de saber quais delas são destinadas a cada uma das vagas destinadas a ações afirmativas:

Sisu 2016: a UFRJ, por exemplo, oferece 100 vagas para o curso de medicina; metade delas para cotas
Sisu 2016: a UFRJ, por exemplo, oferece 100 vagas para o curso de medicina; metade delas para cotas. Imagem: Reprodução/MEC

Ao escolher o curso, você será direcionado à página em que poderá escolher a modalidade na qual deseja concorrer.

Sisu 216: escolha em qual modalidade você deseja concorrer
Sisu 2016: escolha em qual modalidade você deseja concorrer. Imagem: Reprodução/MEC

5 - Fique atento à documentação exigida

No próximo passo, você poderá ver qual é a documentação exigida para matrícula no curso e modalidade que escolheu. Preste atenção a todos os requisitos, como comprovantes de renda - para os casos em que a modalidade exige - e outros itens como o certificado de conclusão do ensino médio. Se ao final do Sisu você ficar entre os aprovados, não poderá fazer a matrícula na instituição na falta de um desses documentos.

Sisu: fique atento à documentação exigida em cada curso
Sisu: fique atento à documentação exigida em cada curso. Imagem: Reprodução/MEC

6. Primeira opção: ok! Escolha seu plano B

Sisu: Confirmação de escolha da primeira opção de curso
Sisu: Confirmação de escolha da primeira opção de curso. Imagem: Reprodução/MEC

O processo de escolha é o mesmo para a primeira opção. Você pode escolher o mesmo curso em outra instituição; outro curso na mesma instituição; ou outro curso em oura instituição, como nós fizemos. 

A sua nota é calculada automaticamente, de acordo com os pesos estabelecidos pela instituição, à medida que você escolhe os cursos. Por isso elas podem ser bastante diferentes, mesmo baseadas no mesmo desempenho.

Sisu 2016: A sua nota é calculda automaticamente e aparece na página de aocmpanhamento da inscrição
Sisu 2016: A sua nota é calculada automaticamente e aparece na página de acompanhamento da inscrição. Imagem: Reprodução/MEC

7. Agora é torcer!

Todos os dias, às 9h, o Sisu vai divulgar as notas de corte dos cursos. Ou seja: vai ser possível saber em que posição você está na disputa por aquela graduação. Se não estiver dentro do número de vagas disponíveis; você poderá escolher outro curso enquanto durar o período de inscrição. O prazo final para fazer qualquer mudança é 23h59 do dia 14 de janeiro (quinta-feira).

Você também pode acompanhar os resultados pelo aplicativo do Sisu, mas lembre-se: na ferramenta, não é possível fazer alterações na sua inscrição. Suas escolhas só podem ser trocadas no próprio site do Sisu.

Fique de olho e cruze os dedos para conseguir sua vaga. Boa sorte!

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário