one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Confira 23 países que oferecem bolsas de estudo para brasileiros

Criado em 16/02/16 16h51 e atualizado em 16/02/16 17h18
Por Agência CNI de Notícias

Estudar no exterior é um sonho de muitos brasileiros que dá inúmeros benefícios para quem passa por essa experiência. De acordo com o gerente-executivo de desenvolvimento empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Eduardo Fayet, a vivência em uma instituição fora do Brasil diferencia o profissional.

"Temos cada vez mais concorrência internacional e empresas brasileiras multinacionais que precisam de trabalhadores com diferentes visões de mercado. Estudar em outro país traz conhecimentos e competências que proporcionam a habilidade de enxergar as situações a partir de outras perspectivas e a capacidade de resolver questões de maneira mais rápida"


Eduardo Fayet, gerente-executivo de desenvolvimento empresarial do IEL

Um grande obstáculo, no entanto, acaba adiando ou deixando de lado o sonho de fazer uma graduação, especialização, mestrado ou doutrado: o custo. Mas existe uma maneira de deixar esse problema em casa e embarcar para uma nova experiência: as bolsas de estudo. Na maioria dos países que oferecem esse recurso, as aulas iniciam em agosto ou setembro. Se você pretende pleitear uma bolsa no exterior, fique atento aos prazos, às exigências e se planeje! Veja o que mais lhe agrada na lista com 23 países que oferecem bolsas integrais ou parciais:

Bolsas de estudo pelo mundo

1. Alemanha

A Alemanha oferece diversas bolsas de estudo para quem deseja cursar uma pós-graduação no país. O programa Development-Related Postgraduate Courses, conduzido pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), custeia de forma integral ou parcial cursos nas áreas de engenharia, economia, saúde pública, medicina veterinária, administração, planejamento urbano, dentre outras.

2. Austrália

Há muitas bolsas de estudo por mérito, concessões e subsídios, que podem ajudar a apoiá-lo financeiramente em seus estudos na Austrália. Eles são oferecidos pelo governo australiano, instituições educacionais e várias outras organizações públicas e particulares. Todos os pedidos de bolsas de estudos são feitos diretamente à organização que as oferece.

3. Bélgica

No programa VLIR-UOS Scholarships, estudantes brasileiros podem se candidatar a uma bolsa de mestrado em uma instituição de ensino na Bélgica. As bolsas de estudo são integrais e são divididas em dois tipos: Programa de Treinamento, que cobre alojamento, seguro, viagens internacionais e taxa de matrícula, e o Programa de Mestrado, que oferece subsídio para alojamento, salário-família, seguros, viagens internacionais e taxa de matrícula.

4. Brasil

Existem alguns programas brasileiros que oferecem bolsas integrais ou parciais para o exterior, são eles:

4.a - A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece sete tipos de bolsas que cobrem estudos em doutorado, doutorado-sanduíche (metade no Brasil e metade no exterior) e estágio pós-doutorado, entre outros.

4.b - O Ciência sem fronteiras oferece como opções para brasileiros bolsas para graduação-sanduíche, doutorado-sanduíche, doutorado pleno, pós-doutorado e treinamento de especialista no exterior em empresa. A preferência é para áreas consideradas prioritárias, como engenharia e ciências biomédicas. (Fique atento às oportunidades. O programa foi suspenso em setembro de 2015 por conta da crise).

4.c - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) oferece bolsas tanto no estado de São Paulo quanto no exterior. As modalidades são: treinamento técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, além de pesquisa e estágio no exterior.

4.d - As bolsas Santander são voltadas a universitários nas modalidades de graduação e pós para instituições de ensino nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, China e Portugal.

5.e - A Fundação Lemann oferece bolsas de estudos parciais e integrais em algumas das melhores universidades do mundo para pessoas de talento e potencial, comprometidas com o desenvolvimento do Brasil.

5. Canadá

O programa de bolsas internacionais Scholarships for non-Canadians disponibiliza uma série de ofertas para candidatos brasileiros interessados em fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no Canadá. Outra alternativa é o Emerging Leaders in America Program, que oferece a alunos e pesquisadores oportunidades de intercâmbio de curta duração para estudo ou pesquisa – graduação e pós-graduação.

6. China

O governo chinês, através da Embaixada da República Popular da China no Brasil, disponibiliza anualmente bolsas integrais para estudos de graduação, pós-graduação ou especialização.   

7. Coreia do Sul

O programa Korean Government Scholarship oferece bolsas de estudo a alunos internacionais que tenham menos de 40 anos e que desejam cursar pós-graduação no país. Antes do início do mestrado ou do doutorado, os alunos têm um ano de aulas de coreano.

8. Dinamarca

Há financiamento para cursos de graduação e de pós aos interessados em formação acadêmica no país. Os estudantes internacionais precisam apresentar exames de proficiência em inglês e terão intensivos para aprender dinamarquês se as aulas forem dadas no idioma. Acompanhe as ofertas de cursos pelo site.

9. Espanha

A Fundação Carolina oferece bolsas para cursos rápidos (de verão) e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) na Espanha. Em 2015, foram oferecidas mais de 540 bolsas. Para esse ano, serão distribuídas 607 bolsas, a chamada tem um total de 196 programas acadêmicos distribuídos em todas as regiões da Espanha. E, pela primeira vez, integra um programa de doutorado com a Universidade de Havana, para além dos mais de 110 acordos que a instituição assinou com a América Latina.

10. Estados Unidos

A Fullbright Brasil oferece bolsas de estudo para as Community Colleges nos EUA (cursos técnicos de nível superior) e para cursos de pós-graduação, para doutorados-sanduíche e doutorados em ciência, tecnologia, engenharia, além de roteiristas de produção cinematográfica, entre outros. Há ainda programas para professores e pesquisadores.

11. Finlândia

O programa de dois anos da Universidade de Vaasa recebe 20 estudantes estrangeiros por ano para o mestrado em gestão intercultural e comunicação. O curso ensina como as identidades culturais são formadas e como elas estruturam a sociedade atualmente. Não há mensalidade, mas o estudante tem que pagar uma taxa de 142 euros por ano para a União dos Estudantes.

12. França

Se o seu objetivo é estudar na França, conheça a Universidade Science Po, em Paris, que oferece bolsas de estudo pelo programa Emily-Boutmy Scholarship para estudantes internacionais que pretendam cursar graduação ou mestrado.

13. Holanda

A Nuffic Neso Brazil oferece bolsas de estudo para brasileiros interessados em estudar na Holanda, por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS). É necessário ter excelência acadêmica. As oportunidades são para os programas de graduação e pós-graduação (MBA  e mestrado) nas áreas de  negócios, comunicação, design, direito, finanças, ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais, T.I, engenharia, turismo e indústria criativa. O valor da bolsa pode chegar a 32,5 mil euros (107,5 mil reais) e o valor da ajuda de custo, até 24 mil euros (79,3 mil reais).

14. Irlanda

A faculdade de artes Uversity procura brasileiros de destaque interessados em cursar seu mestrado em Processo Criativo. O valor do mestrado é de 20 mil euros, mas a instituição oferece bolsas parciais e integrais para alunos brasileiros de destaque.

15. Itália

O Ministério das Relações Exteriores é responsável pela emissão de bolsas de estudo na Itália. Um dos principais requerimentos é ter proficiência no idioma do país. Brasileiros podem concorrer se forem estudantes da língua e da cultura italiana e pesquisadores em centros, laboratórios, bibliotecas, arquivos e museus italianos.

16. Japão

O governo japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. As inscrições para as bolsas de pesquisa, graduação, escola técnica e cursos de educação profissional ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, no mês de janeiro e fevereiro.

17. Malásia

Estudantes internacionais pedem financiamento para seus estudos em pós-graduação e pós-doutorado para o governo malásio dentro do programa de bolsas MIS. É dada preferência a candidatos com notas de excelência, fluência em inglês e nas áreas de biotecnologia e biossegurança, meio ambiente e tecnologia da informação e comunicação, entre outras.

18. México

A Fundación Beca oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizarem estudos de pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais.

19. Noruega

Todas as universidades públicas da Noruega são gratuitas, e o estudante (mesmo estrangeiro) deve apenas pagar uma taxa semestral de 30 a 60 euros. Há várias opções de cursos em inglês no país: só de pós-graduação são mais de 200. Mais informações pelo site.

20. Nova Zelândia

O programa New Zealand Scholarships oferece bolsas de estudo para candidatos interessados em cursar mestrado ou doutorado. No caso dos brasileiros, os benefícios são focados nas áreas de  desenvolvimento da agricultura e energia renovável.

21. Reino Unido

As bolsas Chevening são para estudar em universidades do Reino Unido, por iniciativa do governo britânico. A última edição do programa (para 2014/2015) teve a oferta de 600 bolsas de estudo.A próxima seleção (para 2016/2017) deve começar em agosto. Não há área específica. Entre as instituições participantes estão as universidades de Cambridge, Oxford, Exeter, Durham, entre outras. O valor da bolsa é de 13 mil libras esterlinas (60,39 mil reais).

22. Suíça

State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI) é o órgão do governo Suíço que oferece bolsas de estudos exclusivas para brasileiros: doutorado, pós-doutorado e pesquisa.

23. Taiwan

O governo de Taiwan oferece bolsas de estudo para estrangeiros em programas de graduação e de pós das universidades locais que participam do programa. Os estrangeiros devem comprovar proficiência em inglês e em chinês (a partir do nível básico).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário