Cúpula dos Povos critica Rio+20 em reunião com Ban Ki-moon

Rio de Janeiro

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon se encontrou nesta manhã com 36 delegados da Cúpula dos Povos. A sociedade civil apresentou documento político elaborado durante as Plenárias de Convegência organizadas por ONGs e movimentos sociais, reunidos no evento paralelo à Rio+20.

Os delegados representam redes, organizações e movimentos sociais de diversos países, em temas sindicais, indígenas, ambientais, povos tradicionais, direitos humanos, entre outros.

Confira abaixo áudio com a íntegra da reunião:

De acordo com Darci Frigo, coordenador gerala da Cúpula dos Povos, o diálogo com Ban Ki-moon foi marcado por críticas ao documento ao documento oficial da Rio+20 e ao Sistema ONU como um todo. “A Economia Verde não vem de fato para enfrentarar os problemas causados pelo sistema capitalista, patriarcal, racista e homofóbico”. Frigo afirmou que Ban Ki-Moon não tomou nenhuma posição frente às reivindicações dos representantes da Cúpula. Confira o vídeo:

A reunião foi realizada em uma sala pequena do pavilhão 3 do Riocentro, que não abrigava espaço para que a imprensa escrita acompanhasse os pronunciamentos. A ONU só autorizou a entrada de câmeras e fotógrafos para registro de imagens.

O esquema a frente da reunião também foi altamente reforçado para permitir a passagem de autoridades e representantes da sociedade civil, devido ao grande número de repórteres à frente da sala de reuniões.

Leia também:

Documento final da Cúpula dos Povos

Organizações sociais saem frustradas de encontro com Ban Ki-moon

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Conteúdo relacionado: