Governo brasileiro e Pnud anunciam construção do Centro Rio+

Rio de Janeiro

Da Redação com informações de Lauro Mesquita

 
O governo brasileiro e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) anunciaram hoje (22) a construção de um centro internacional de desenvolvimento sustentável como legado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que termina hoje (22). O local será chamado Centro Rio+.

O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pela representante do Pnud Helen Clark, durante entrevista coletiva.

O objetivo do centro será coordenar ações que já ocorrem no plano internacional e dar continuidade aos debates da Rio+20. Para Helen, “a jornada pelo desenvolvimento sustentável continua e é necessário um lugar para reunir o conhecimento”.

De acordo com a ministra brasileira, o centro nasce com fundo de doações de US$ 3 a 5 milhões e a ideia é captar mais verbas.

O centro ficará localizado no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A ideia, ainda segundo Izabella Teixeira, é unir as ações de sustentabilidade e manter os diálogos entre governo e sociedade para dar prosseguimento ao processo da Rio+20.

Na opinião do professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Coppe, a criação do Centro Rio+ foi uma das principais conquistas do evento. O especialista considera que, em geral, os resultados da conferência foram aquém do esperado.

 

Confira a entrevista do professor Luiz Pinguelli Rosa após coletiva de anúncio do Centro Rio+:

 

 

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Conteúdo relacionado: