Líderes afrorreligiosos debateram hoje a participação na Cúpula dos Povos

Rio de Janeiro

Da Agência Brasil

Líderes de religiões de matriz africana estão reunidos hoje (10) na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, região central da cidade, em um debate preparatório para a 1ª Semana de Ecologia, Cultura e Cidadania dos Povos Tradicionais de Terreiro. A programação fará parte da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A Cúpula dos Povos ocorrerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, zona sul da capital fluminense. São aguardados cerca de 300 líderes afrorreligiosos vindos de vários países. Durante a semana, os quase 30 mil visitantes esperados no evento poderão se conectar com pessoas do Brasil e de outras partes do mundo, por meio do projeto Terreiro Digital, resultado de uma parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Os povos de terreiro vão fixar suas bases de discussões em três eixos, para depois elaborarem uma carta de orientação. O resgate da cultura tradicional e o combate à intolerância religiosa devem ser alguns dos pontos centrais da carta, segundo o dirigente da Rede Nacional de Cultura Ambiental Afro-Brasileira, Aderbal Ashogum.

“A nossa cultura religiosa é fundamentada nos elementos da natureza e no comportamento dos indivíduos. Se você é parte da natureza, não pode agredi-la. Tentamos dizer para as pessoas que elas são parte da Terra, e como todas as coisas vão sofrer um processo de degradação”, destacou.

Durante a 1ª Semana de Ecologia, Cultura e Cidadania dos Povos Tradicionais de Terreiros, líderes ligados às matrizes africanas serão capacitadas para demonstrar a necessidade de políticas públicas para esse segmento.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo relacionado: