Movimento indígena promove abraço ao Maracanã

Rio de Janeiro

Integrantes da ocupação indígena Aldeia Maracanã vão promover, na próxima quinta-feira, 21 de junho, às 17h30, um abraço simbólico ao redor do estádio Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No vídeo, a ativista Zahy Guajajara convida indígenas de todas as nações e população em geral a participarem da manifestação.

No manifesto convocatório do abraço simbólico, divulgado em blogs e nas redes sociais, o grupo justifica a ação como parte de protestos contra a possível desapropiação da antiga sede do Museu do Índio, que fica no bairro de Botafogo. Para evitar a medida, índios de várias etnias ocupam o prédio há aproximadamente seis anos.

Além de chamar atenção para a questão da posse do prédio, os organizadores do protesto querem colocar em pauta questões como a valorização dos povos e das culturas indígenas, além de a inserção social e política dos índios. “Vamos fazer o maior círculo indígena do mundo, chamando a atenção da sociedade civil para os descasos das autoridades para com a memória histórica da trajetória indígena na cidade que abriga este mega evento chamado Rio+20″, pontua o manifesto.

 

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Conteúdo relacionado: