Prazo para adesão ao programa Atleta na Escola termina em 1º de junho

Mariana Tokarnia - Agência Brasil 23.05.2013 - 19h25 | Atualizado em 23.05.2013 - 19h32

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa tinha a adesão de 3464 municípios e 24 estados até esta quarta-feira (22)

Brasília - As secretarias de educação estaduais e municipais têm até o dia 1º de junho para aderir ao programa Atleta na Escola. As escolas que participarem receberão recursos para organizar competições esportivas. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa tinha a adesão de 3464 municípios e 24 estados até esta quarta-feira (22). As adesões podem ser feitas pelo portal do Simec.

O programa foi lançado no início do mês com o objetivo de descobrir talentos e transformá-los em atletas olímpicos. A meta do programa é a participação de 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas. Para esses centros de ensino, o Ministério da Educação fará repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

As competições estão previstas para começar no dia 9 de junho. As disputas irão evoluir para etapas municipais, estaduais e, por fim, uma competição nacional. Após as competições, que terminam em novembro, serão selecionados jovens para treinamento de alto rendimento.

Este ano, o foco será nas competições de atletismo. Os estudantes poderão disputar corrida de velocidade, resistência e salto. No ano seguinte, estão previstas as modalidades de judô, vôlei e esportes paraolímpicos.

Edição: José Romildo

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0