one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Neymar comemora gol contra Itália, na Fonte Nova, pela Copa das Confederações

Imagem:

Compartilhar:

Em jogo de seis gols, Brasil supera Itália na Fonte Nova

Criado em 22/06/13 18h06 e atualizado em 22/06/13 19h34
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Neymar comemora gol contra Itália, na Fonte Nova, pela Copa das Confederações
Neymar comemora gol contra Itália, na Fonte Nova, pela Copa das Confederações. (foto: divulgação / CBF)

Com um segundo tempo emocionante, o Brasil venceu a Itália neste sábado (22) por 4 a 2 e garantiu a liderança no Grupo A da Copa das Confederações. O bom futebol se escondeu na etapa inicial, que encerrou com um placar magro de 1 a 0 para os brasileiros. Após o intervalo, as equipes voltaram mais aguerridas e ofereceram ao torcedor um espetáculo com mais 5 gols e muitos lances de perigo.

- Veja a tabela completa

O Brasil balançou as redes com Dante, Neymar e Fred (2). Giaccherini e Chellini descontaram para os italianos. Com o placar, a seleção brasileira irá jogar a semifinal na próxima quarta-feira (26), no Mineirão, às 16h. O adversário só será conhecido amanhã, quando acontece a rodada final do Grupo B. Espanha, Nigéria e Uruguai possuem chances de classificação, mas apenas duas dessas seleções passam para a próxima fase. O Brasil enfrentará o segundo colocado deste grupo.

Resumo

O jogo começou quente. Na sua primeira jogada, o Brasil obrigou Buffon a fazer uma grande defesa em uma finalização de Hulk. O cartão de visitas apresentado era o primeiro sinal de que a seleção brasileira estava disposta a se impor e atuar de forma ofensiva. A Itália tinha dificuldades de chegar ao ataque e teve sua melhor chance com Balotteli, que finalizou para fora. Mas Júlio César não precisou fazer nenhuma defesa no primeiro tempo.

O Brasil dominava cerca de 60% da posse de bola. Mas também tinha dificuldades para finalizar, apesar de chegar ao ataque e de realizar boas tabelas. Os erros de passes evidenciavam uma atuação abaixo das expectativas do torcedor. O gol só saiu aos 46 minutos. Em cobrança de falta, Neymar levantou a bola para a área, Fred cabeceou e o goleiro italiano Buffon rebateu nos pés de Dante, que aproveitou para balançar as redes.

O primeiro tempo também foi marcado pelo excesso de faltas. Aos 5 minutos, o Brasil já tinha cometido 6 infrações, contra apenas 1 da Itália. O jogo truncado se traduziu também em lesões e cartões. A Itália foi obrigada a sacar Montolivo e Abates, colocando em campo Giaccherini e Maggio. Por sua vez, Felipão também precisou substituir David Luiz e optou por Dante. Foram amarelados os brasileiros David Luiz, Neymar e Luiz Gustavo e o italiano Marchisio.

Segundo tempo

Na etapa final, as duas equipes voltaram dispostas a arriscar e o jogo ficou mais movimentado. A Itália empatou logo aos 5 minutos, com Giaccherini que recebeu completamente livre na entrada da parea e finalizou com precisão. O gol provocou novas motivações nos jogadores: a Itália buscava a virada e o Brasil foi obrigado a sair pro jogo para retomar a vantagem.

Aos 9 minutos, Neymar alterou novamente o placar, em uma exímia cobrança de falta. Com o gol, o atacante fica próximo de assumir a artilharia da competição. Ele balançou as redes 3 vezes, um a menos que o espanhol Fernando Torres.

O jogo continuava disputado até que, aos 21 minutos, Fred recebeu grande lançamento de Marcelo e ampliou a vantagem para 3 a 1. Confortável, Felipão resolveu poupar Neymar, que já estava amarelado e cometia sua sexta falta. Em seu lugar, Bernard estreou na competição.

Diante do placar adverso, a seleção italiana se lançou ao ataque e Chellini marcou um gol em lance polêmico: os brasileiros reclamaram que o árbitro havia apitado e assinalado pênalti em Balotelli e, mesmo assim, deu a vantagem. Com o marcador apertado, o tecnico brasileiro fez sua última alteração: tirou Hulk e colocou o volante Fernando.

O Brasil recuou e a Itália insistia, mas sofreu mais um gol no contra-ataque. Bernard limpou o lance, rolou para Marcelo que finalizou forte. O goleiro Buffon conseguiu espalmar, mas a bola sobrou para Fred que não perdoou e fechou o placar: 4 a 2.

A seleção italiana atuou com Buffon, Abate (Maggio), Bonucci, Chiellini e De Sciglio; Montolivo (Giaccherini), Aquilani, Candreva, Marchisio e Diamanti (El Shaarawy); Balotelli.

Já o Brasil jogou com Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante), Marcelo, Luiz Gustavo, Hernanes, Neymar (Bernard), Hulk (Fernando) e Fred.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário