one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Após ganhar do Olimpia (Paraguai) por 2 a 0 no tempo normal e empatar por 0 a 0 na prorrogação, o time treinado por Cuca venceu nas penalidades máximas por 4 a 3

Imagem:

Compartilhar:

Atlético-MG ganha do Olimpia nos pênaltis e se sagra campeão da Libertadores

Criado em 25/07/13 00h39 e atualizado em 26/07/13 17h29
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Após ganhar do Olimpia (Paraguai) por 2 a 0 no tempo normal e empatar por 0 a 0 na prorrogação, o time treinado por Cuca venceu nas penalidades máximas por 4 a 3
Após ganhar do Olimpia (Paraguai) por 2 a 0 no tempo normal e empatar por 0 a 0 na prorrogação, o time treinado por Cuca venceu nas penalidades máximas por 4 a 3 (Arte EBC)

Em mais uma partida eletrizante, o Atlético-MG conquistou a maior glória dos seus 105 anos de história: conquistar a Copa Libertadores da América. Após ganhar do Olimpia (Paraguai) por 2 a 0 no tempo normal e empatar por 0 a 0 na prorrogação, o time treinado por Cuca venceu nas penalidades máximas por 4 a 3.

- Confira a tabela completa da Libertadores

É a primeira vez que a equipe vence a maior competição de clubes do continente. O título da competição garantiu vaga no Mundial de Clubes da Fifa, que acontece no final do ano em Marrocos.

Como foi o jogo

Como era de se esperar, a partida começou com o Atlético partindo para cima dos visitantes. Com um minuto de partida, o time brasileiro já havia perdido uma chance de gol. Mas, apesar de ter o domínio aparente da partida, o Atlético não conseguia finalizar e criar grandes chances. A maioria das tentativas acontecia com cruzamentos pela direita do ataque com Michel.

Atlético x Tijuana
Sob os gritos de “eu acredito”, o galo começou a pressionar ainda mais o adversário

Com o tempo, a pressão do Atlético foi diminuindo e o Olimpia começava a conseguir explorar alguns ataques justamente pelo lado em que Michel atua. Apesar disso, o time paraguaio nunca atacava com mais de três homens. A postura mostrava o quanto a equipe atuava de forma defensiva. Tática que deu certo no primeiro tempo, que terminou 0 a 0.

Na segunda etapa do jogo, o Atlético conseguiu marcar rapidamente o primeiro gol. Com 1 minuto da segunda etapa, Rosinei cruzou na área,  Pittoni furou, Jô completou para o gol e o estádio Mineirão explodiu.

Depois de marcar o primeiro, o time da casa contou com toda ajuda da torcida para tentar marcar os gols que levariam ao título. Sob os gritos de “eu acredito”, o galo começou a pressionar ainda mais o adversário.

Porém, na medida que o tempo foi passando, o galo foi se desesperando. Com muitas tentativas de bolas levantadas na área, o time pressionava de forma desorganizada. Já o Olimpia começava a ter chances mais claras de gol nos contra-ataques. Aos 38 minutos, Ferreyra chegou a driblar Victor, mas escorregou na hora de finalizar. Um minuto depois, Mansur fez falta em Alecsandro e acabou expulso.

Com um homem a mais, a torcida começou a empurrar o time mais ainda. O resultado do caldeirão que o Mineirão se transformou apareceu aos 41 minutos do segundo tempo. Bernardo cruzou da direita e o zagueiro Leonardo Silva (que naquela altura do jogo já era centroavante) subiu na pequena área e completou de cabeça. Atlético-MG 2 x 0 Olimpia no tempo normal.

Imagem - Atlético mineiro mantém liderança do Brasileirão
Ronaldinho foi um dos grandes nomes do time (Clube Atlético Mineiro/Divulgação)

Prorrogação e pênaltis

Com um homem a mais, o Atlético só precisava se reorganizar para chegar ao terceiro gol na prorrogação. Em nenhum momento do jogo, o grito de “eu acredito” estava tão real. Tanto que nos 15 minutos iniciais, só deu galo. Aos 8 minutos, o gol quase saiu em cabeceio de Bernard no travessão.

Nos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação também só deu Atlético. Mas a essa altura do jogo, o cansaço já começava a bater nos jogadores. Ao Olimpia cabia tentar protelar o jogo e levar para os pênaltis, missão que cumpriu com maestria. 

Na decisão por penalidades, o galo contou com a estrela de Victor. Já no primeiro pênalti da série, Miranda foi para bola e cobrou rasteiro. Victor, que se adiantou, defendeu com o pé. Alecsandro cobrou o primeiro pênalti do time brasileiro com firmeza no canto esquerdo e abriu o placar.

Na segunda série de cobranças, Ferreyra cobrou mal, mas conseguiu marcar para o time paraguaio. Guilherme foi para a bola, deu uma paradinha e cobrou no canto esquerdo. Apesar de Silva ter acertado o canto, não deu para o goleiro paraguaio. Na terceira série, o zagueiro Candia bateu forte e rasteiro no meio. Victor não conseguiu pegar. Jô também cobrou rasteiro no meio e recolocou o Atlético em vantagem.

Na quarta cobrança, Aranda bateu com muita força no meio do gol. A bola entrou alta, mas por muito pouco não foi na trave. Leonardo Silva também bateu rasteiro no canto esquerdo. Gol do Atlético.

O título estava cada vez mais perto. Se Gimenéz perdesse, o galo era campeão. E isso aconteceu. O paraguaio chutou na trave e, mais uma vez, o Mineirão explodiu. O Atlético-MG pela primeira vez conquistava a Copa Libertadores da América. No placar final, Atlético-MG 4 x 3 Olimpia nos pênaltis.

Ficha técnica

- Atlético 2 x 0 Olimpia (4 x 3 para o Atlético nos pênaltis)
- Local: Mineirão
- Árbitro: Wilmar Roldán. Assistentes: Humberto Clavijo e Eduardo Díaz (Colômbia)
- Gols: Jô (1 minuto do 2º tempo) e Leonardo Silva (41 minutos do 2º tempo). Nos pênaltis marcaram Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo Silva para o Atlético-MG e Juan Carlos Ferreyra, Salustiano Candia e Eduardo Aranda para o Olimpia
- Atlético-MG: Victor, Michel, Réver (Alecsandro), Leonardo Silva e Junior Cesar; Pierre (Rosinei), Josué, Diego Tardelli (Guilherme), Bernard e Ronaldinho Gaúcho; Jô. Técnico: Cuca
- Olimpia: Martín Silva; Candía, Manzur, Mazacotte, Miranda e Benítez; Pittoni, Aranda, Alejandro Silva (Matías Gimenez ); Salgueiro (Jorge Baéz) e Bareiro (Ferreyra). Técnico: Hugo Ever Almeida

Campanha

Com nove vitórias, dois empates e três derrotas, o Atlético-MG foi o melhor time da competição em número de pontos. Na primeira fase da Copa Libertadores da América, o galo sobrou. Foram cinco vitórias e a apenas um derrota. Nas oitavas de final, o Atlético teve pela frente o São Paulo, o único time que o havia derrotado. Mas desta vez o tricolor paulista não teve chance. Foram duas vitórias: 2 a 1 no Morumbi e 4 a 1 no Independência.

Nas quartas de final, o Atlético teve pela frente o time do Tijuana (México). No México, 2 a 2. Na partida de volta, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Neste jogo, um momento emocionante: Victor defendeu um pênalti aos 48 minutos do segundo tempo.

Nas semifinais, o time brasileiro teve pela frente o Newell's Old Boys (Argentina). No jogo de ida, derrota por 2 a 0. Na volta, um jogo emocionante e vitória por 2 a 0. Nos pênaltis, "São Victor" garantiu mais uma vez a classificação.

Sobrava a inédita final. Contra o Olimpia do Paraguai, mais uma derrota por 2 a 0 no jogo de ida. Na partida de volta, o Atlético devolveu o placar no estádio Mineirão e garantiu o título nas penalidades máximas.

Confira a campanha do galo rumo ao título das Américas

Primeira Fase

Atlético-MG  2  x  1  São Paulo 
Arsenal  2  x  5  Atlético-MG 
Atlético-MG  2  x  1  The Strongest 
The Strongest  1  x  2  Atlético-MG 
Atlético-MG 5 x 2 Arsenal 
São Paulo 2 x 0 Atlético-MG 

Oitavas de Final

São Paulo 1 x 2 Atlético-MG 
Atlético-MG 4 x 1 São Paulo 

Quartas de final

Tijuana 2 x 2 Atlético-MG 
Atlético-MG 1 x 1 Tijuana 

Semifinais

Newell's Old Boys 2 x 0 Atlético-MG 
Atlético-MG 2 x 0 Newell's Old Boys (3 a 2 nos pênaltis) 

Final

Olimpia 2 x 0 Atlético-MG 
Atlético-MG 2  x 0  Olimpia (4 a 3 nos pênaltis) 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário