one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No MMA não vale tudo

Imagem:

Compartilhar:

UFC: projeto para proibir transmissão de MMA na TV divide opiniões

Criado em 27/08/13 14h15 e atualizado em 27/08/13 14h48
Por *Com informações da TV Câmara

Imagem - No MMA não vale tudo
O projeto de lei já foi rejeitado pela Comissão de Turismo e Desporto e está sendo avaliado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (Lee Brimelow/Wiki Commons)

O MMA, esporte que reúne diversos tipos de artes maciais, divide opiniões. Na Câmara dos Deputados, projeto de lei do parlamentar José Mentor, de 2009, quer proibir as emissoras de televisão abertas e fechadas no Brasil de transmitir eventos de lutas marciais não olímpicas. As punições previstas vão de multas ao fechamento da emissora que insistir . “A questão central é a degradação do ser humano. Tanto do lutador que se submete a esse tipo de luta – colocando em risco a sua integridade física, a sua vida – como também os telespectadores que ficam vendo só a violência, nada mais do que isso, porque a luta é exatamente essa: quanto mais cedo eu atingir o adversário, mais cedo eu ganho a luta”, avalia o deputado. “Os golpes são violentíssimos, cotovelas, joelhadas, é sangue para todos os lados”, complementa.

Saiba mais:

UFC: transmissões de lutas de MMA podem ser proibidas

A possível restrição de transmissão das lutas enfrenta forte resistência por quem está no MMA. Para o lutador brasileiro Lyoto Machida trata-se de uma visão distorcida do esporte. “Eu não concordo com a proibição, ali é um entretenimento. É um esporte q exige preparo físico, técnico e os dois atletas  treinaram para isso”, considerou.  A opinião contrária é compartilhada pelo deputado federal e lutador de boxe Acelino Popó (PRB-BA). Entre os pontos defendidos por ele está a inclusão social promovida pela modalidade esportiva. “A gente só sabe que de sete campeões do mundo no MMA, três são brasileiros, porque teve uma TV para transmitir e para incentivar essa garotada e muitos lutadores estão mudando a sua vida através do esporte”, diz. 

O projeto de lei já foi rejeitado pela Comissão de Turismo e Desporto e está sendo avaliado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O relator, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE),  avisa que o texto não vai permanecer do jeito que está. “Haverá mudanças e queremos construí-las numa visão que não fique restrita à minha posição pessoal, mas em convergência com tudo aquilo que ouvimos ao longo do tempo”, adianta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário