one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estádio Dr. Magalhães Pessoa Leiria, Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Buscar informação é dica para evitar exploração de jogadores de futebol

Criado em 06/09/13 11h23 e atualizado em 07/09/13 14h36
Por Gilberto Costa/ Correspondente da EBC Fonte:Portal EBC

Lisboa – Buscar informação sobre o agente, o clube, a federação de futebol e o país são conselhos básicos aos jogadores que queiram sair do Brasil para tentar uma vaga no exterior.  Além disso, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que os atletas documentem ao máximo toda a negociação e evitem sair do Brasil sem contrato (com agente e clube), sem vistos de negócios (para fazer teste) e de trabalho (para poder ser contratado). É preferível que os jogadores fiquem com as passagens de ida e volta em mãos e evitem deixar o passaporte por longo prazo com terceiros – se fizer, a recomendação é guardar um protocolo.

Cartilha disponível no Portal Consular do Itamaraty  alerta para diversos riscos e se dirige especialmente aos jogadores mais jovens e sem experiência internacional. Conforme o texto, “as dificuldades ocorrem com os jogadores muito jovens e ainda pouco conhecidos, muitas vezes originários de cidades pequenas, convidados muitas vezes por clubes menores, nem sempre cientes do cumprimento dos compromissos assumidos com jogadores estrangeiros”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol de Portugal (SJPF), Joaquim Evangelista, “ainda há opacidade” e “pouca transparência” nas transferências de jogadores sul-americanos para Portugal. Muitas vezes, os jogadores não conhecem os agentes (empresários), clubes e investidores, e não sabem sobre como se dá a negociação.

ESPECIAL SOBRE BRASILEIROS NO FUTEBOL PORTUGUÊS:

A falta de clareza sobre os negócios expõe a riscos especialmente os atletas mais jovens nas categorias de acesso. “Reconheço que há um conjunto de jogadores que está em categorias inferiores e condições mais desfavoráveis e que não tem possibilidade de reagir. Só no limite, quando está numa situação de risco, é que denunciam”, diz Evangelista que descreve mais de um tipo de problema e disponibiliza contato do gabinete jurídico do SJPF.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em Portugal, uma precaução contra os riscos de ser enganado é conhecer a convenção coletiva entre jogadores e clubese os documentos oficiais da federação – além de evitar negociar com agentes que não sejam licenciados pelas federações de futebol. Segundo o agente brasileiro registrado na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Marcelo Silva, escolher o agente licenciado com assistência jurídica e “conhecimento profundo” é o “primeiro passo” para trocar o Brasil por Portugal.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O agente licenciado é inscrito no quadro da FPF após seleção que inclui prova sobre conhecimento jurídico. O site da da federação e da Federação Internacional de Futebol (Fifa)  divulgam nomes e contatos dos agentes licenciados e que estão formalmente autorizados para fazer negócios entre jogadores e clubes.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário