one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Centro Olímpico da UnB é uma das instalações que passará por reformas até 2019, para abrigar Universíade. Imagem do projeto

Imagem:

Compartilhar:

Universíade 2019 será em Brasília

Criado em 09/11/13 20h43 e atualizado em 09/11/13 21h19
Por Portal EBC

Brasília é escolhida para receber Universíade em 2019
Governador Agnelo Queiroz foi a Bruxelas acompanhado pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo (Dênio Simões/Divulgação)

A sede da edição de 2019 da Universíade será Brasília. O anúncio foi feito neste sábado em Bruxelas, na Bélgica. As cidades concorrentes eram Baku, do Cazaquistão, e Budapeste, da Hungria. Segundo informe do governo do Distrito Federal, ambas retiraram suas candidaturas da disputa após a apresentação da representação brasileira.

Até lá, haverá duas edições das competições. Em 2015, Gwangju (Coreia do Sul), e em 2017, Taipei (Taiwan) serão sedes.

A candidatura foi apresentada formalmente em outubro deste ano. Por receber a Copa do Mundo de 2014 e outros eventos de grande porte, Brasília possui, segundo o dossiê apresentado em sua postulação, instalações e estrutura pronta para abrigar 70% das competições da Universíade. Em um raio de 5 km, há o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson, o Centro de Convenções, o Complexo do Corpo de Bombeiros, além do Lago Paranoá.

Realizadas desde 1923, a Universíade é o maior evento esportivo universitário do mundo, reunindo diversas modalidades a cada dois anos, com até 12 mil atletas de 17 a 28 anos. Nas edições mais recentes, 166 países tiveram representação em várias das 17 modalidades obrigatórias.

Em 1963, Porto Alegre (RS) chegou a sediar o evento. Foi a única vez em que uma cidade no hemisfério sul recebeu os atletas universitários.

Projeto de reforma do Centro Olímpico da UnB
Centro Olímpico da UnB é uma das instalações que passará por reformas até 2019, para abrigar Universíade. Imagem do projeto (Divulgação)

Na edição de 2019, além dos esportes obrigatórios, haverá disputas de futebol de areia, futsal, triatlo, vela e vôlei de praia.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve em Bruxelas. A expectativa é de que o evento deixe, como legado, melhorias nas instalações esportivas universitárias, como, por exemplo, o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).

Confira também:

Programa Especial/TV Brasil - Vida Universitária

Reconhecer a exclusão é primeiro passo para educação universal

'Vídeoaulas' na web incrementam aprendizado de estudantes universitários

Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98 - Minsitério da Cultura)

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário