one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Arena Joinville foi palco de uma violenta briga neste domingo (8) entre a torcida do Vasco e do Atlético-PR

Imagem:

Compartilhar:

Atlético-PR e Vasco: polícia catarinense abre segundo inquérito sobre briga

Criado em 11/12/13 10h48 e atualizado em 11/12/13 11h22
Por Alex Rodrigues Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou segundo inquérito para tentar identificar mais torcedores envolvidos na briga que, no último domingo (8), paralisou por mais de uma hora o jogo entre Atlético Paranaense (PR) e Vasco da Gama (RJ). A partida foi disputada em Joinville (SC), pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2013, e resultou em vários feridos: quatro tiveram de ser levados ao hospital mais próximo.

A polícia civil também criou um e-mail para que a população possa ajudar na identificação das pessoas que aparecem nas fotos e imagens de TV. Informação que ajude os investigadores pode ser enviada para o endereço denunciajogojoinville@pc.sc.gov.br ou informada pelo telefone 181, do Disque Denúncia.

Leia mais:

Justiça Desportiva julgará Atlético Paranaense e Vasco por briga de torcedores em Joinville

Governo convoca reunião para discutir segurança nos estádios

O primeiro inquérito, aberto domingo, tinha a finalidade de propiciar a prisão em flagrante dos únicos três participantes da briga até então identificados. Os cariocas Arthur Barcelos Lima Ferreira, 26 anos; Jonathan Fernandes dos Santos, 30, e Leone Mendes da Silva, 22, estão detidos em caráter preventivo e aguardam julgamento na Penitenciária de Joinville. O baixo número de presos foi criticado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que defendeu punições severas para os envolvidos.

“Tivemos a prisão de três torcedores quando, pelas cenas [mostradas pela TV], podemos concluir rapidamente que dezenas deveriam ter sido presos”, disse o ministro na segunda-feira (9), logo após visitar a Arena Corinthians, em São Paulo (SP).

O novo inquérito, instaurado ontem (10), também servirá para que a polícia civil apure as responsabilidades pelo episódio e se o estádio municipal onde o jogo foi disputado, a Arena Joinville, estava apto a receber os torcedores. Devido a um impasse jurídico, não havia policiais militares fazendo a segurança interna do estádio.

Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, a decisão de limitar a presença policial à área externa da Arena Joinville foi tomada após o Ministério Público (MP) estadual ajuizar, na Justiça catarinense, ação civil pública pedindo que possíveis falhas estruturais do estádio fossem sanadas e que o comando-geral da PM fosse proibido de deslocar policiais para garantir a segurança de um evento privado. O Ministério Público, no entanto, lembra que como a ação ainda não foi julgada, a PM não estava obrigada a cumprir a orientação.

Segundo a prefeitura de Joinville, foi a própria PM quem definiu o número (90) de seguranças particulares contratados para o jogo e autorizou que o Atlético Paranaense cedesse parte dos ingressos a que tinha direito para a torcida vascaína que, por ser em maior número, acabou ocupando parte do setor reservado aos atleticanos, separados apenas por uma corda e por grades descontínuas.

Exibidas pela imprensa de vários países, que lembraram que o Brasil está prestes a sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, as cenas de violência motivaram os ministérios do Esporte e da Justiça a convidar representantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para rediscutir a segurança nos estádios. Representantes das federações e dos clubes de futebol também vão participar da reunião, prevista para a próxima quinta-feira (12), em Brasília.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário