one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Arena das Dunas levou dois anos e cinco meses para ficar pronta, e receberá quatro jogos da Copa do Mundo do Brasil, todos da primeira fase

Imagem:

Compartilhar:

Ato em Natal pede atenção a serviços públicos e critica gastos da Copa

Criado em 22/01/14 20h30 e atualizado em 22/01/14 20h35
Por Paulo Victor Chagas Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – Funcionários públicos federais e do estado do Rio Grande do Norte protestaram nesta quarta-feira (22) em área próxima à Arena das Dunas, em Natal, que foi inaugurado pela presidenta Dilma Rousseff.

Leia mais notícias

As reivindicações das diferentes categorias que participaram da manifestação são convergentes. Entre elas, destacaram-se críticas aos gastos com a construção do estádio em detrimento de investimentos em saúde, segurança e educação, e pedidos para que a governadora norte-rio-grandense, Rosalba Ciarlini, deixe o cargo. “Nos últimos anos, o governo do Rio Grande do Norte só pensou em Copa", disse o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do estado, Djair de Oliveira. Por isso, explicou Djair, o protesto era também para que o governo federal  subsidie "a saúde, a educação e a segurança, não só para a [realização] Copa”.

Os funcionários públicos que foram ao protesto saíram por volta das 14h (15h em Brasília) de um shopping center no principal cruzamento de Natal e se dirigiram às proximidades do estádio, em uma caminhada de cerca de 3 quilômetros. Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde do estado (SindSaude), uma das entradas do estádio e um trecho da BR-101 foram bloqueados durante o protesto.

A manifestação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a entidade, o protesto teve aprovação dos sindicatos dos servidores da saúde, dos policiais civis, de servidores estaduais, guardas municipais e de funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A diretora do SindSaude, Rosália Fernandes, também destacou, entre os objetivos do ato público, o pedido de investimento nos serviços públicos, como, por exemplo, “hospitais padrão Fifa”. De acordo com Rosália, o hospital estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, que tem 2 mil funcionários, está  com vários problemas de estrutura. “Há uma lista diária de 20 a 30 pacientes aguardando leito de UTI. Eles sofrem muito, alguns acabam morrendo. Nós chegamos à situação de ter um técnico de enfermagem cuidando de 30 pacientes. Não consegue cuidar”, ressaltou.

Djair e Rosália questionaram ainda a contratação de pessoal no estado. “Nos últimos três anos, os concursos não nomearam nenhum policial. Desde 2008, vivemos um sucateamento, faltam viaturas, trabalhamos com coletes vencidos, armas sucateadas”, disse o representante dos policiais.

Durante o trajeto pelas ruas de Natal, foram exibidos cartazes com dizeres como:  “Fora Rosalba” e “Da Copa eu abro mão. Queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação”. Um caixão com a representação de que a segurança pública estaria sendo sepultada também foi carregado pelos manifestantes.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário