one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogadores do Ipatinga antes de jogo contra o Tricordiano

Imagem:

Compartilhar:

Ipatinga consegue liminar na Justiça Comum e está confirmado na Série C

Criado em 20/02/14 16h14 e atualizado em 20/02/14 16h40
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Mesmo tendo sido condenado ao rebaixamento para a última divisão do futebol nacional pela última instância do tribunal desportivo, o Ipatinga foi confirmado como um dos 20 clubes participantes da Série C deste ano. O Tigre conseguiu uma liminar na Justiça Comum que impede que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retire pontos do clube como punição por transferências irregulares, acatando determinação da Fifa. Segundo ofício publicado pela Diretoria de Competições da entidade máxima do futebol, a decisão que mantém o Ipatinga na Terceira Divisão é da 4ª Vara Cível de Betim, e assegura o clube na Terceirona até que haja julgamento definitivo da demanda judicial.

Leia o documento de intimação judicial que confirma o Ipatinga na Série C

A decisão judicial que devolve o Ipatinga à Série C entende que retirar pontos ou rebaixar o Ipatinga para a Série D configura "descumprimento de ordem judicial". Isso porque em outubro, uma outra liminar da Justiça Comum vetou a perda de seis pontos do Ipatinga ou qualquer outra punição prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) imposta ao time mineiro. A nova liminar reitera o pagamento de multa diária de R$ 10 mil por descumprimento da decisão, chegando ao teto de R$ 250 mil, a contar da data da efetivação das penalidades impostas pelo STJD contra o Ipatinga.

Por conta disso, a tabela da primeira fase da Série C, divulgada nesta quinta-feira pela CBF, já traz o Betim como clube participante. O time mineiro está no Grupo A.

Entenda o caso

Quando ainda se chamava Betim, o Ipatinga foi condenado pelo STJD, atendendo à solicitação da Fifa, a perda de seis pontos na Série C de 2013. O motivo foi o não pagamento de uma dívida que o Tigre tinha com o Nacional da Madeira, quando da transferência do lateral Luizinho para o time de Portugal. O clube de Minas impediu a retirada de pontos graças a uma liminar concedida pela Justiça Comum.

Como a entidade máxima do futebol define que somente os tribunais desportivos têm competência para julgar os impasses no âmbito do futebol, e estabelece que clubes que procurarem outras esferas jurídicas para resolver questões relativas aos gramados podem ser excluídos de campeonatos, o antigo Betim foi denunciado e punido com a eliminação da Série C na primeira instância. Mas, em julgamento no Pleno, o tribunal alterou a pena e assegurou a permanência do Tigre na Terceirona.

Na reta final da Série C, o Betim se envolveu em confusão parecida: novamente por dívida com clube estrangeiro - desta vez com o The Strongest -, o clube foi punido com perda de pontos, o que o tirou momentaneamente das quartas de final. O Mogi Mirim herdou a vaga que era do representante mineiro na fase final. Mas, novamente, outra liminar da Justiça Comum devolveu o Betim à competição. E é com base nesta liminar que, neste ano, o clube voltou a recorrer à Justiça Comum para evitar o descenso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário