one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Documentário que reconta história da derrota brasileira na final da Copa de 1950 está previsto para estrear nos cinemas uruguaios no dia 27 de março

Imagem:

Compartilhar:

Documentário uruguaio reconta a derrota brasileira na final da Copa de 1950

Criado em 12/03/14 15h02 e atualizado em 12/03/14 18h23
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC*

Tragédia para brasileiros e façanha para uruguaios, o “Maracanazo” da Copa do Mundo de 1950 será recontado no documentário “Maracanã”, com pré-estreia marcada para esta quarta-feira, às 20h30 (horário de Montevidéu), no estádio Centenário. A produção, assinada pelos diretores Sebastián Bednarik e Andrés Varela, é baseada no livro “Maracanã, a história secreta” (tradução livre) do historiador uruguaio Atilio Garrido, e lança um novo olhar sobre um dos jogos mais marcantes da história do futebol.

Assista o trailer do filme, com áudio e legenda em espanhol:

O filme traz imagens inéditas, algumas encontradas em um arquivo uruguaio e outras cedidas por um ex-árbitro que apitou o Mundial. Estas imagens passaram por um processo de restauração e digitalização, e aparecem na película em alta resolução. Além de resgatar entrevistas com os protagonistas da vitória do Uruguai em cima do Brasil na final da Copa de 50, o filme traz análises de historiadores e pesquisadores como Boris Fausto, João Máximo, Gerardo Caetano e Eduardo Galeano.

“Maracanã” não conta apenas a história daquele 16 de julho de 1950, mas detalha o processo até a grande decisão entre Brasil e Uruguai. O documentário recorda os 20 anos antes da primeira Copa no Brasil, o primeiro título do Uruguai, as Copas do Mundo que aconteceram sob influência fascista, o longo período sem o campeonato, por conta da Segunda Guerra Mundial, os preparativos para que o Brasil sediasse o torneio e como a derrota em casa mexeu com o país.

Os bastidores da seleção brasileira e a pressão para ser campeão diante de um Maracanã com 200 mil torcedores também são retratados no filme. A película cita aspectos como o contexto político do ano eleitoral, com um virtual título mundial impulsionando a candidatura dos presidenciáveis e discursos como o do prefeito do Rio de Janeiro, Mendes de Morais, que afirmou que “havia construído um estádio para o Brasil, então eles deveriam sair campeões do mundo”.

Por fim, o documentário contrapõe os caminhos que as seleções brasileira e uruguaia tomaram a partir do “Maracanazo”: enquanto o time verde e amarelo “fez uma leitura muito proveitosa do fracasso”, a celeste continuou celebrando a histórica vitória “infinitamente”. Hoje, o Brasil é pentacampeão mundial, enquanto o Uruguai só foi campeão duas vezes, tendo levantado a última taça justamente em 1950.

A pré-estreia do filme acontece no estádio construído para a Copa de 1930, com um grande telão montado no meio do campo. Os ingressos para a sessão inaugural foram esgotados. Além da exibição do documentário, os espectadores poderão ver de perto uma réplica do avião que levou os campeões de 50 de volta para casa. O filme está previsto para estrear nos cinemas uruguaios no dia 27 de março.

*com informações do Montevideo Portal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário