one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O zagueiro Josip Simunic foi condenado a dez jogos de suspensão depois de entoar canto nazista

Imagem:

Compartilhar:

Fifa nega recurso e jogador croata que entoou grito fascista está fora da Copa

Criado em 19/03/14 19h29 e atualizado em 19/03/14 20h57
Por Portal EBC*

O Comitê de Recurso da Fifa negou a apelação do zagueiro Josip Simunic e confirmou a suspensão do croata por dez jogos oficiais, em virtude de seu comportamento discriminatório depois do apito final do jogo contra a Islândia, válido pela repescagem europeia e que confirmou a vaga croata no Mundial. A pena tira Simunic, de 35 anos, da Copa do Mundo, já que, mesmo se os croatas chegarem à final do torneio, a seleção entrará em campo no máximo sete vezes. O defensor também está proibido de acessar as dependências dos estádios onde as partidas serão disputadas, e terá que pagar multa de 30 mil francos suíços.

Simunic foi condenado por ter entoado uma saudação fascista durante a comemoração da classificação da Croácia para a Copa do Mundo do Brasil. Empunhando um microfone e de braço estendido, o zagueiro gritou a expressão "Pela Pátria!", ao que vários torcedores responderam: "Prontos!". Esta expressão identificava partidários do regime nazista, na época que a Croácia foi ocupada pela Alemanha de Hitler. Depois do gesto, o governo croata multou o jogador em 3.200 euros por "disseminar o ódio racial".

O presidente-executivo da Federação Croata de Futebol, Damir Vrbanovic, afirmou que considera a decisão "um gesto precipitado e irrefletido, que não merece um castigo tão drástico". Em sua defesa, o atleta alegou que quis exaltar o seu país e que o grito expressa apenas o seu sentimento pela pátria. Josip Simunic é jogador do Dínamo de Zagreb e tem 105 partidas pela seleção, com três gols marcados. O defensor é um dos jogadores mais experientes do elenco, o que levou quase 287 mil pessoas a assinarem uma petição online pedindo a revisão da pena.

A Croácia é o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo. O jogo de estreia acontece no dia 12 de junho, às 17h, no Itaquerão. Na primeira fase, os croatas também jogam contra a seleção de Camarões, no dia 18, na Arena da Amazônia, e contra o México, no dia 23, na Arena Pernambuco.

*com informações da Fifa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário