one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Veículos EBC transmitirão a Série C do Brasileirão

Imagem:

Compartilhar:

Tabelas das séries C e D do Campeonato Brasileiro estão suspensas, determina STJD

Criado em 06/03/14 19h44 e atualizado em 02/01/15 17h34
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

As tabelas das séries C e D do Campeonato Brasileiro - terceira e quarta divisão do campeonato nacional - estão suspensas por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O tribunal do esporte obriga a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a suspender a relação de jogos e de participantes dos dois campeonatos até que seja resolvido o "conflito de decisões e atribuições" entre o que foi decidido na esfera desportiva e o que a Justiça Comum decidiu sobre o caso Ipatinga (antigo Betim).

Leia a decisão do STJD que suspende as tabelas das Séries C e D do Campeonato Brasileiro

A CBF ainda não foi notificada oficialmente e não informou como a determinação do STJD afeta a previsão de datas e horários para as Séries C e D. Ainda não se sabe se a medida pode atrasar as competições deste ano. A princípio, apenas a tabela da Terceirona havia sido divulgada, com início marcado para o dia 27 de abril.

Entenda o caso

Quando ainda se chamava Betim, o Ipatinga foi condenado pelo STJD, atendendo à solicitação da Fifa, à perda de seis pontos na Série C de 2013. O motivo foi o não pagamento de uma dívida que o Tigre tinha com o Nacional da Madeira, quando da transferência do lateral Luizinho para o time de Portugal. O clube de Minas impediu a retirada de pontos graças a uma liminar concedida pela Justiça Comum.

Como a entidade máxima do futebol define que somente os tribunais desportivos têm competência para julgar os impasses no âmbito do futebol, e estabelece que clubes que procurarem outras esferas jurídicas para resolver questões relativas aos gramados podem ser excluídos de campeonatos, o antigo Betim foi denunciado e punido com a eliminação da Série C na primeira instância. Mas, em julgamento no Pleno, o tribunal alterou a pena e assegurou a permanência do Tigre na Terceirona.

Na reta final da Série C, o Betim se envolveu em confusão parecida: novamente por dívida com clube estrangeiro - desta vez com o The Strongest -, o clube foi punido com perda de pontos, o que o tirou momentaneamente das quartas de final. O Mogi Mirim herdou a vaga que era do representante mineiro na fase final. Mas, novamente, outra liminar da Justiça Comum devolveu o Betim à competição. O Betim acabou eliminado pelo Santa Cruz, campeão da Terceirona.

Em fevereiro deste ano, o Betim - que requereu à Fifa a mudança de nome para Ipatinga - foi julgado pela última instância do STJD. A acusação, mais uma vez, foi o não pagamento de valores devidos a outras agremiações, e desta vez o tribunal decidiu pelo rebaixamento do time para a Série D, sanção prevista no item 64 do Código Disciplinar da Fifa.

Só que na véspera da divulgação da tabela da Série C, o Ipatinga conseguiu nova vitória judicial, com base no entendimento de que retirar pontos ou rebaixar o Ipatinga para a Série D configura "descumprimento de ordem judicial", já que a liminar que devolveu o time às quartas de final não foi derrubada. Por fim, o Ipatinga foi confirmado como um dos 20 clubes participantes da Série C.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário