one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crac terminou a Série C de 2013 na penúltima colocação do Grupo B, mas permaneceu na Terceirona graças ao rebaixamento do Ipatinga

Imagem:

Compartilhar:

Com rebaixamento do Ipatinga, Crac ganha direito de disputar Série C de 2014

Criado em 22/04/14 20h57 e atualizado em 02/01/15 17h34
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Graças à queda do Ipatinga para a Série D, decidida pelos tribunais, o goiano Crac vai disputar a Série C deste ano, marcada para começar no próximo sábado (26). O clube de Catalão (GO), rebaixado para a última divisão do futebol nacional no ano passado depois de terminar na penúltima posição do Grupo B, ganhou o direito de permanecer na Terceira Divisão por conta de uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na quinta-feira passada. Com a medida, a equipe goiana substitui o Tigre mineiro na tabela e estreia na Série C no domingo, na Arena Pantanal, diante do Cuiabá.

Leia também:

STJD rebaixa Ipatinga para a Série D do Campeonato Brasileiro

Divulgados grupos e tabela da primeira fase da Série C

O Ipatinga foi condenado ao rebaixamento porque, no ano passado, o clube mineiro entrou na Justiça Comum para reverter decisões do STJD antes de esgotar todas as instâncias da justiça desportiva. O Tigre tentou impedir a retirada de pontos exigida pela Fifa, como forma de punição por não quitar dívidas de transferências de jogadores com clubes estrangeiros. Amparado por uma decisão judicial, que proibia a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de tirar pontos ou rebaixar o clube, o antigo Betim chegou a aparecer na primeira versão da tabela do campeonato deste ano, que foi suspensa até que o "conflito de decisões e atribuições" fosse solucionado.

A liminar que mantinha o Betim na Série C foi derrubada no fim do mês de março, quando a 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu os efeitos da decisão da 4ª Vara Cível da Comarca de Betim. Com o rebaixamento do Ipatinga sacramentado, quatro equipes pleitearam a vaga aberta: o Crac, nono colocado do grupo do time mineiro, o Tiradentes, quinto colocado geral da Série D de 2013, o Metropolitano, quinto colocado na fase de classificação da Quarta Divisão, e o Brasiliense, equipe rebaixada na Série C do ano passado com o maior número de pontos.

Como a Diretoria de Competições da CBF não definiu quem teria o direito de jogar a Série C, coube ao tribunal analisar os pedidos das equipes. De acordo com o vice-presidente do STJD, Caio César Rocha, o Crac deve ficar com a vaga por ter sido a única equipe que jogou a Série C do ano passado em igualdade de condições com o Ipatinga.

Leia a íntegra do parecer que devolve o Crac à Série C

Em seu parecer, Rocha aponta que os times da Série D sabiam, desde o começo do campeonato, que apenas as quatro melhores subiriam de divisão. Por isso, Tiradentes e Metropolitano não fazem jus à vaga. O auditor reconhece que o Brasiliense somou mais pontos, mas também indica que isso só ocorreu porque o Grupo A contava com um time a mais, condição diferente do grupo de Ipatinga e Betim. Por fim, o presidente interino do tribunal admite a possibilidade da CBF alterar a decisão, caso haja algum critério técnico-desportivo apontado como adequado pela entidade máxima do futebol.

A Série C de 2014 conta com 20 equipes, divididas em duas chaves: o Grupo A e o Grupo B. Na primeira fase, todos jogam contra todos, com direito a jogo de ida e volta. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final da competição. Quem chegar às semifinais garante vaga na Série B. Os dois últimos das chaves estão rebaixados para a Série D de 2015.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário