one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senna desfila com a McLaren pelas ruas de Mônaco

Imagem:

Compartilhar:

Acidente de Ayrton Senna salvou a minha vida em 2001, diz Luciano Burti

Criado em 30/04/14 21h43 e atualizado em 02/05/14 11h58
Por Edgard Matsuki Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Luciano Burti
Luciano Burti diz que acidente de Senna salvou a sua vida (Luciano Burti/Divulgação)

Ímola (Itália), 1º de maio de 1994. Pressionado por Michael Schumacher após a saída do safety car para os boxes, Ayrton Senna perde o controle da sua Williams e vai parar no muro da curva Tamburello durante a sétima volta do GP de San Marino. Naquele dia, o Brasil perdia um dos seus maiores ídolos.

Spa-Francorchamps (Bélgica), 2 de setembro de 2001. Próximo a curva Blanchimont, o piloto brasileiro Luciano Burti, da equipe Prost, tenta fazer uma ultrapassagem por fora sobre o irlandês Eddie Irvine. Burti leva uma fechada, bate na traseira do carro de Irvine e perde o controle. A 270 km/h, ele bate na barreira de proteção de pneus. Inconsciente, ele é levado ao hospital. Mas sobrevive.

Vinte anos após a morte de Senna, Burti, que atualmente corre na Stock Car e é comentarista de Fórmula 1 da TV Globo, revela ter certeza que o acidente com Senna em 1994 salvou a vida dele em 2001 porque acelerou a evolução da F1 e garantiu mais segurança aos pilotos. A afirmação foi feita em entrevista dada ao Portal EBC durante os treinos para a etapa de Brasília da Stock Car Brasil. Burti é categórico ao dizer que a tragédia de Ímola influenciou muito na segurança da Fórmula 1.

“[O acidente] influenciou em 100% essas mudanças. Tenho certeza que a segurança na Fórmula 1 teria evoluído com o tempo. Mas nunca evoluído, vamos dizer aí, 80% do que evoluiu se não fosse o acidente dele. E até nessa hora eu falo uma coisa um pouco pesada, mas é fato. Eu tive o acidente em 2001 que foi muito forte. Bati a 270 km/h contra o muro. Tive hemorragia cerebral, tive concussão cerebral, mas sobrevivi. E eu tenho certeza que se não fosse o acidente do Ayrton em 1994, eu não teria saído dessa.

Assista ao vídeo em que Burti afirma que o acidente de Senna salvou sua vida

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Burti também aponta que o acidente de 2001, que marcou sua despedida na Fórmula 1, também ajudou na evolução da segurança na Fórmula 1 em relação a proteção de pneus e capacetes. “Os pneus não estavam bem presos e na hora da batida, atingiram o meu rosto. Depois do acidente, isso foi repensado. Outra coisa que mudaram foi na mangueirinha do líquido pelo capacete. Meu capacete quebrou porque aquele furo do capacete tirava a estrutura dele. Então, a partir do meu acidente ficou proibido. Espero que pelo menos o meu tenha ajudado muita gente também para que tenha mais segurança”, conta.

Confira na íntegra a entrevista de Luciano Burti ao Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia diz que Fórmula 1 ficou mais segura (Edgard Matsuki - Portal EBC)

Pilotos ressaltam importância das mudanças após o acidente de Senna

O também ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Antonio Pizzonia concorda que a morte de Senna acelerou as mudanças: “Infelizmente precisa acontecer algumas coisas para que haja uma mudança mais radical. A morte do Senna foi um grande passo para o avanço da segurança do automobilismo. E se você pegar um carro da época que ele corria para um carro, não precisa nem ser o carro de hoje, mas um carro de dez anos atrás, você vê que a evolução é absurda na proteção do piloto”.

Pizzonia, que também corre pela Stock Car Brasil, aponta que as mudanças na Fórmula acabam sendo refletidas em outras categorias. “É lógico que tudo que eles fazem favorece a gente também”, diz.

Assista a entrevista de Antonio Pizzonia ao Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A opinião é endossada pelo ex-piloto e atual diretor de marketing da CBA, Paulo Gomes: “Tudo que acontece na Fórmula 1, em termos de desenvolvimento de equipamentos como macacão e capacete, a gente aproveita por aqui. Com relação ao carro em si, é muito diferente. É um chassi com fibra de carbono. Então não dá para aplicar muita coisa”, afirma.

Confira também

Morte de Ayrton Senna tornou a Fórmula 1 mais segura

Acidente de Senna em Ímola não seria fatal na F-1 de hoje, dizem especialistas

Saiba como Senna influenciou a vida e carreira de pilotos e jornalistas esportivos

Se em relação à indumentária é possível ver transferência de tecnologia de segurança, em relação às pistas a diferença de segurança entre a Fórmula 1 e a Stock Car é grande. “O que a gente ainda tem de insegurança no automobilismo é muito mais por causa da precariedade dos autódromos do que dos automóveis”, diz Cacá Bueno, pentacampeão de Stock Car.

Cacá faz um comparativo entre as pistas do Brasil e exterior: “Na Europa a gente tem pouquíssimos acidentes com uma consequência mais séria. No Brasil, ainda temos acidentes mais graves. Áreas de escape muito próximas, falta de proteção de pneus, falta de ambulatórios decentes nos autódromos, falta de resgate. O automobilismo brasileiro carece de uma evolução nos autódromos”.

Confira a entrevista de Cacá Bueno ao Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Pizzonia concorda com a opinião do parceiro de Stock Car em relação aos autódromos. “Aqui no Brasil a gente tem um autódromo padrão FIA. Agora, os outros... dá até um certo desespero chegar em uma pista, por exemplo, aqui em Brasília, que é um autódromo extremamente tradicional e com as condições que a gente vem para cá, que são extremamente perigosas. E é uma pena que a gente tenha essa diferença tão grande entre um autódromo e outro”, diz.

Edição: Nathália Mendes

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário