one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em seu primeiro jogo, o Brasil, usando camisas e calções brancos, com apenas detalhes azuis nas mangas e armado no clássico 2-3- 5 da época, contrariou o favoritismo que pesava a favor do inglês Exeter City e venceu por 2 x 0

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro jogo da Seleção Brasileira completa cem anos

Criado em 21/07/14 13h35 e atualizado em 21/07/14 17h45
Por Portal EBC*

Seleção Brasileira em 1914
Em seu primeiro jogo, o Brasil, usando camisas e calções brancos, com apenas detalhes azuis nas mangas e armado no clássico 2-3- 5 da época, contrariou o favoritismo que pesava a favor do inglês Exeter City e venceu por 2 x 0 (Foto: Arquivo/CBF)

Há exatamente cem anos, no dia 21 de julho de 1914, 11 jogadores brasileiros ainda amadores pisaram no gramado do antigo campo da Rua Guanabara – hoje estádio das Laranjeiras, de propriedade do Fluminense – para enfrentar um clube da terceira divisão inglesa. Apesar de não ser uma partida oficial, o jogo contra o Exeter City é considerado o primeiro jogo da Seleção Brasileira: pela primeira vez, a Federação Brasileira de Sports (FBS) chamou os melhores jogadores em atividade, que atuavam em clubes do Rio de Janeiro e São Paulo, para representar o país em uma partida. 

Ouça também: Seleção Brasileira comemora centenário e a realização do primeiro jogo

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os ingleses do Exeter City desembarcaram no Brasil depois de excursionarem pela Argentina. Diante de cerca de três mil espectadores – capacidade máxima do estádio –, o Brasil, usando camisas e calções brancos, com apenas detalhes azuis nas mangas e armado no clássico 2-3- 5 da época, contrariou o lógico favoritismo que pesava a favor da equipe do país que inventou o futebol e venceu por 2 x 0.

O primeiro gol da Seleção foi marcado pelo atacante Oswaldo Gomes, que viria a ser técnico da seleção no Campeonato Sul-Americano de 1920 e presidente da extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBF) em 1921. O gol histórico foi assinalado aos 15 minutos do primeiro tempo. Aos 30 minutos da mesma etapa, o meia-esquerda Osman dobrou a vantagem para os donos da casa.

Lances violentos também marcaram o debute: o capitão e grande nome do Brasil na partida, o volante Rubens Salles levou uma pancada na costela e teve que jogar contundido. Além disso, o craque Friedenreich perdeu dois dentes em um lance, mas voltou para o jogo depois de ser atendido. Mesmo engatinhando na prática profissional, a habilidade e a técnica mostrada pelos brasileiros surpreendeu o time inglês.

De lá para cá, o futebol nacional virou o melhor e mais vencedor do mundo. A Seleção garantiu participação em todas as Copas do Mundo, venceu cinco – tornando-se o maior campeão mundial –, foi campeã da América oito vezes e também somou quatro conquistas da Copa das Confederações. Só que o centenário acabou coincidindo com a pior crise da história do selecionado brasileiro, que tenta se reformular depois de ser massacrada pela Alemanha na semifinal da Copa do Mundo que foi anfitriã.

Os cem anos de existência da seleção canarinho são celebrados exatamente um dia antes da direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentar o novo técnico da Seleção Brasileira. O anúncio oficial está marcado para acontecer nesta terça-feira (22), às 11h, na nova sede da entidade máxima do futebol. O mais cotado para reassumir o comando é Dunga, que já esteve à frente da Seleção entre 2006 e 2010.

A CBF ainda não divulgou se haverá algum evento comemorativo em alusão à data. No domingo passado (20), um amistoso entre a equipe sub-23 e o Exeter City, que hoje disputa a quarta divisão do futebol inglês, festejou o centenário. A partida foi realizada no mesmo estádio das Laranjeiras que recebeu o jogo há cem anos e terminou empatada em 0 x 0. De acordo com informações da ESPN, por divergências com a empresa que organizou o jogo festivo, a diretoria da CBF optou por não colocar a Seleção em campo e sequer mandar representantes para acompanhar o duelo.

Assista a matéria do Repórter Brasil sobre o amistoso:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

BRASIL 2 x 0 EXETER CITY FC

Amistoso
Data: 21 de julho de 1914
Horário: 15h45
Estádio: Campo da Rua Guanabara (atual estádio das Laranjeiras), no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 3.000 espectadores
Árbitro: Harry Robinson (Inglaterra)
Auxiliares: Jack Maishan (Inglaterra) e Arnaldo Borghet (Brasil)
Gols: Oswaldo Gomes, aos 15 minutos; Osman, aos 30 minutos do primeiro tempo

BRASIL
Marcos de Mendonça; Píndaro e Nery; Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friedenreich, Osman e Formiga.
Técnico: Sylvio Lagreca

EXETER CITY
Loram; Fort e Strettle; Rigby, Lagan e Hardin; Holt, Whittaker, Hunter, Lovett e Goodwin.
Técnico: Mac Gahey

 

*com informações do site oficial da CBF

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário