one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff recebeu jogadores do movimento Bom Senso F.C., que apresentaram as principais reivindicações do grupo

Imagem:

Compartilhar:

Bom Senso critica calendário do futebol para 2015: "também tomou de 7 a 1"

Criado em 07/08/14 17h05 e atualizado em 07/08/14 18h54
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Um dia após a divulgação do calendário do futebol brasileiro para 2015, o movimento Bom Senso Futebol Clube, que representa mais de mil atletas profissionais, divulgou uma nota criticando o arranjo das datas das competições. De acordo com o Bom Senso, "o calendário de 2015 também tomou de 7 a 1, e ainda tem gente comemorando o gol de honra". O "gol de honra" é o período de 25 dias destinado à pré-temporada no mês de janeiro, que, na avaliação dos jogadores, foi determinado não para modernizar o futebol, mas sim por conta de interesses comerciais e de audiência.

Leia também:

Calendário do futebol em 2015 prevê pré-temporada e folgas em datas-Fifa

Entre a lista de problemas elencados pelo movimento estão o fato do calendário ter sido "espremido", com o mesmo número de datas em menos dias, os poucos jogos que clubes de divisões inferiores fazem no ano e a realização de rodadas no meio da semana e em horários tardios.

A nova regra que limita o número de jogos que cada atleta poderá fazer, implantada como resposta às reivindicações do movimento, também foi duramente questionada pelo Bom Senso. De acordo com a medida, um profissional só poderia jogar 65 jogos de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e federações por temporada. "Deixar um atleta impedido de jogar não oferece tempo de treinamento para o aperfeiçoamento técnico e tático da equipe", conclui o texto.

O calendário brasileiro sofre duras críticas do Bom Senso. O movimento aponta para o excesso de jogos para os clubes da elite e a escassez de competições e datas entre os times menores. O cálculo do Bom Senso detalha esta assimetria: de acordo com o movimento, em 2015 um clube de ponta poderia fazer até 84 jogos, enquanto clubes menores, que contam apenas com o campeonato estadual no ano inteiro, entrariam em campo menos de 20 vezes.

Em 2015, a bola rola no país no dia 1º de fevereiro, com o início dos campeonatos estaduais. A Libertadores e a Copa do Brasil também começam neste mês: o principal torneio do continente terá início no dia 11, e o mata-mata nacional, no dia 25. Os campeonatos brasileiros das Séries A, B e C terão início em maio.

Confira a nota sobre o calendário do futebol brasileiro divulgada pelo Bom Senso:

MARIN E DEL NERO 7 x 1 FUTEBOL BRASILEIRO

O calendário de 2015 também tomou de 7 a 1, e ainda tem gente comemorando o gol de honra

Aos 7:

1 — O calendário não foi reestruturado, foi apenas espremido. Com os campeonatos iniciando em 1º de fevereiro e terminando em 6 de dezembro, os clubes jogarão praticamente as mesmas datas em menos dias.

2 — Qualquer reestruturação significativa do calendário trataria de resolver a sua maior deficiência: a escassez de jogos dos clubes do interior. A maior parte dos clubes pequenos continua jogando menos de 20 partidas oficiais por ano, ao longo de pouco mais de três meses – o que significa desemprego para cerca de 12 mil jogadores de futebol.

3 — O formato de nenhuma das competições significativas foi alterado. Assim, um grande clube pode continuar fazendo inacreditáveis 84 partidas oficiais por ano, 43% a mais que qualquer clube alemão. Vale lembrar que o campeonato alemão tem média de público nos estádios três vezes maior que a nossa.

4 — Nas datas FIFA não há jogos de clubes, mas os há na véspera destas datas. Assim, a Seleção joga partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo em terças-feiras e há jogos de clubes no Campeonato Brasileiro às quartas-feiras, por exemplo. Então basta torcermos para que nossos clubes não tenham jogadores de alto nível para não serem convocados, certo? Ou, em caso de tê-los, vemos o nosso campeonato enfraquecido sem a presença dos principais atletas em datas importantes. Ainda não entendemos como os patrocinadores e os próprios clubes admitem isso.

5 — O horário dos jogos continua fora da pauta. Vemos o metrô mudar os seus horários, mas não vemos a CBF zelar pelo bem daqueles que de fato sustentam o futebol, os torcedores. Conforme a audiência diminui, em breve veremos nossos campeonatos na sessão Coruja.

6 — Estabelece-se um limite de 65 jogos anuais por atleta em competições organizadas pela CBF e Federações. Esta é a famosa medida “me engana que eu gosto”. De onde veio este número 65, CBF? Quantos atletas disputaram mais que 65 jogos no ano passado? Já falamos algumas vezes: não se trata de limitar o número de jogos dos atletas; é preciso organizar o calendário em torno dos clubes. Deixar um atleta impedido de jogar não oferece tempo de treinamento para o aperfeiçoamento técnico e tático da equipe.

7 — Grande parte das rodadas do Campeonato Brasileiro continuam sendo em meios de semanas, quando seria mais interessante que todos elas, ou pelo menos a grande maioria, fossem em fins de semanas.

Ao 1:

1 — O quase mês de pré-temporada não foi inserido pensando na modernização do futebol brasileiro, qualificando-o tecnicamente, mas sim pensando no próprio umbigo, uma vez que a audiência do futebol no mês de janeiro tem caído vertiginosamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário