one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Ceará abriu vantagem para cima do Botafogo no primeiro jogo dos alvinegros pelas oitavas de final da Copa do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Ceará vence o Botafogo por 2 a 1 no Maracanã e leva vantagem para jogo de volta

Criado em 28/08/14 00h21 e atualizado em 28/08/14 00h32
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Botafogo x Ceará
No jogo da volta, o Ceará precisa de um empate e pode até perder por até um gol de diferença que avança para as quartas de final. O Botafogo tem que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga (Foto: Vitor Silva / SSPress)

O Ceará abriu vantagem para cima do Botafogo no primeiro jogo dos alvinegros pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No Maracanã, o Vozão venceu o Bota por 2 a 1, com gols de Eduardo e Bill. Edílson descontou para o time da casa. No jogo da volta, o Ceará precisa de um empate e pode até perder por até um gol de diferença que avança para as quartas de final. O Botafogo tem que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga.

Brigando pela liderança da Série B, o Ceará colocou um time misto em campo, com apenas quatro jogadores considerados titulares. O artilheiro Magno Alves, por exemplo, foi liberado para tratar de problemas pessoais e não foi sequer relacionado. E mesmo jogando com o que havia de melhor à disposição, o Botafogo, que foi muito mal no primeiro tempo, acabou superado pelo Ceará em pleno Maracanã.

Jefferson foi obrigado a mostrar serviço logo aos 13 minutos de jogo: a defesa do Botafogo parou, na tentativa de fazer a linha de impedimento, e Sandro saiu cara a cara com o goleiro. O zagueiro acabou travado na dividida com Jefferson, que ainda espalmou o chute cruzado de Samuel, que aproveitou o rebote finalizando da linha de fundo.

As intervenções do camisa 1 do clube da Estrela Solitária tornariam o primeiro gol do Ceará chorado, mas não seriam suficientes para impedir que o Vozão abrisse o placar aos 15 minutos: a jogada começou com Hélder, que se livrou de dois marcadores pela esquerda, e levantou a bola para Bill, livre na linha da pequena área.

O centroavante cabeceou à queima-roupa, mas Jefferson salvou, praticando grande defesa. Na sobra, Eduardo conferiu, mas o goleiro impediu a bola de entrar no reflexo, com os pés. A bola voltou para Eduardo, que insistiu e empurrou para o fundo do gol. Já batido, Jefferson nada pode fazer.

O Ceará apertou a marcação, sufocando a saída de bola do Botafogo. Pressionado, o alvinegro passou a errar passes e ter dificuldades para chegar à área adversária. Sem recursos, o Bota apelou para a bola área e as finalizações de fora da área, mas sem sucesso. “O Ceará esteve bem arrumado taticamente. O Botafogo jogou de maneira confusa e não conseguiu furar o forte bloqueio do Ceará”, analisou o comentarista Waldir Luiz, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

O único lance de perigo do Botafogo aconteceu aos 32 minutos, em uma cabeçada de Ramírez, após cruzamento de Júnior César. Mas o mau desempenho em campo fez com que Vágner Mancini mexesse no time ainda no primeiro tempo, tirando Zeballos e colocando Rogério no jogo.

O Ceará ainda teve a chance de anotar um golaço, de letra, com Bill, aos 37. A bola passou perto da trava esquerda do gol alvinegro. Mas, no último minuto do primeiro tempo, aos 48, o Ceará dobrou sua vantagem: Hélder rolou para Bill, que, sozinho, na segunda trave, só teve o trabalho de chutar rasteiro e de primeira, por debaixo das mãos de Jefferson. O resultado deixava os cearenses em situação confortável, já que o gol marcado fora de casa é critério de desempate.

O Botafogo até ensaiou uma pressão nos primeiros minutos do segundo tempo, se lançando ao ataque com uma linha ofensiva formada por Ramírez, Rogério, Sheik e Ferreyra. Mas esta tentativa foi desorganizada, dando espaços para o Vozão chegar ao gol de Jefferson. Souza levou perigo em uma cobrança de falta, defendida por Jefferson aos 6 minutos.

Com boa vantagem no placar, o Vozão diminuiu seu ímpeto ofensivo, procurando se resguardar mais. O Botafogo continuou insistindo, mas sem tanta objetividade. A melhor chance do Bota aconteceu aos 28 minutos, quando Bolatti, que entrou no lugar de Airton, escorou bola de cabeça após cobrança de escanteio, e ela passou por cima do travessão de Jailson.

O gol que amenizou a situação do Botafogo nas oitavas contou com a participação de um estreante: Bruno Corrêa, que ganhou a vaga de Ferreyra, brigou pela bola e rolou para Edílson. Ele ajeitou e bateu forte no canto direito de Jaílson, diminuindo a vantagem do Vozão.
E Jefferson ainda impediu que o Ceará chegasse ao terceiro, defendendo pênalti aos 39 minutos da etapa final. Rogério derrubou Hélder, que ia em direção ao gol, na grande área. O atacante botafoguense, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso. Na cobrança da penalidade, Souza bateu no canto direito, mas o arqueiro do Bota acertou o canto e espalmou.

O Botafogo ainda reclamou de um pênalti não marcado aos 41 minutos. De acordo com o repórter Rafael Monteiro, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a infração aconteceu e não foi assinalada pelo árbitro Bráulio da Silva Machado. Nos acréscimos, o Botafogo partiu para o abafa, forçando Jaílson defender chute forte de Edílson. Na sequência, Sheik experimentou, mas a bola subiu demais e passou por cima do travessão.

Botafogo e Ceará voltam a se enfrentar na quarta-feira (3), às 22h, no Castelão, em Fortaleza. Até lá, o Bota terá o Santos pela frente, em jogo válido pela 18ª rodada da Série A do Brasileirão. O jogo acontece no domingo, às 16h. Pela 19ª rodada da Série B, o Ceará enfrenta a Luverdense no sábado, às 21h, no Castelão.

Botafogo 1
Jefferson, Edílson, Bolívar, André Bahia, Junior Cesar; Airton (Bolatti), Gabriel, Ramírez, Zeballos (Rogério); Emerson Sheik e Ferreyra (Bruno Corrêa)
Técnico: Vágner Mancini

Ceará 2
Jaílson, Samuel, Alex Lima, Sandro (Anderson) e Hélder; Michel, Amaral (João Marcos), Eduardo e Souza; Robinho (Nikão) e Bill
Técnico: Sérgio Soares

Gols
Eduardo (Ceará), aos 15 minutos e Bill (Ceará), aos 48 minutos do primeiro tempo e Edílson (Botafogo), aos 34 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos
Botafogo – Rogério
Ceará – Amaral, Hélder e Bill

Cartões vermelhos
Botafogo – Rogério

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário