one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Campeão mundial juvenil de taekwondo, Edival "Netinho" Marques superou o mexicano José Rodriguez na final dos Jogos Olímpicos da Juventude e subiu ao lugar mais alto do pódio

Imagem:

Compartilhar:

Jogos Olímpicos da Juventude: Edival "Netinho" Marques é ouro no taekwondo

Criado em 19/08/14 16h42 e atualizado em 19/08/14 17h40
Por Portal EBC*

Edival Marques fatura medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude
Campeão mundial juvenil de taekwondo, Netinho superou o mexicano José Rodriguez e faturou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)

Veio do taekwondo a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo disputados em Nanquim, na China. O paraibano Edival “Netinho” Marques, de 16 anos, subiu no lugar mais alto do pódio na categoria até 63kg ao bater o mexicano José Rodriguez por 7 a 6. Com a medalha, Netinho, que já era campeão mundial juvenil, tornou-se também campeão olímpico da juventude.

A luta que garantiu a terceira medalha olímpica do Brasil nos Jogos da Juventude foi emocionante: o adversário mexicano empatou o combate a quatro segundos do fim, mas Netinho conseguiu encaixar um chute preciso e pontuar, retomando a vantagem no placar, no último segundo de disputa. Rodriguez ainda questionou a marcação da arbitragem, pedindo revisão do golpe por meio do recurso eletrônico, mas a decisão foi mantida.

O caminho de Netinho até o ouro começou nas quartas de final, com vitória por 16 a 4 em cima do austríaco Eduard Frankford. Na semifinal, o campeão passou pelo britânico Christian McNeish, superando-o por 12 a 6. Por ser o atual campeão mundial, o brasileiro não precisou disputar a primeira rodada da competição.

“Quando eu comecei a praticar o taekwondo, eu admirava os atletas que chegavam até as grandes competições. Sempre foi o meu sonho também. Ver que consegui ser o melhor no juvenil, com essa medalha olímpica e o ouro no mundial, é uma felicidade imensa. Vou levar esse dia por toda a minha vida”, disse o campeão, em entrevista ao site do Ministério do Esporte.

Netinho pratica taekwondo desde os seis anos e é faixa preta da modalidade desde os nove. A partir do ano que vem, ele passará para a categoria adulta.

Em três dias de competição em Nanquim, o Brasil já coleciona três medalhas – duas de ouro e uma de prata. A primeira medalha foi a prateada, faturada pela equipe de revezamento 4x100m livre misto da natação no domingo (17). Na segunda (18), Layana Colman foi ouro no judô.

 

*com informações do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário