one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ponteiro Murilo, que ainda se recupera de um problema na coxa, jogou no sacrifício na vitória que garantiu a classificação brasileira para a semifinal

Imagem:

Compartilhar:

Brasil bate a Rússia por 3 sets a 0 e se classifica para as semifinais do Mundial

Criado em 17/09/14 17h52 e atualizado em 17/09/14 18h45
Por Portal EBC

Jogadores da seleção masculina de vôlei
A seleção brasileira entrou em quadra obrigada a vencer a Rússia pelo placar de 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 para evitar a eliminação, e atropelou a seleção russa, que é a atual campeã olímpica (Foto: FIVB/Divulgação)

Precisando da vitória para seguir na competição, o Brasil não deu chance para a Rússia, que costuma ser uma pedra no sapato da seleção de Bernardinho em decisões, em um jogo de vida ou morte no caminho para o tetracampeonato mundial. O Brasil imprimiu 3 sets a 0 diante dos russos (25/22, 25/20 e 25/21) e é a primeira seleção classificada para as semifinais do Mundial de Vôlei.

Depois de perder a invencibilidade no campeonato em um jogo polêmico – com direito a decisão da  arbitragem sobre o último ponto do tie-break sendo revista e confirmando a vitória polonesa – diante da anfitriã Polônia, a seleção brasileira entrou em quadra obrigada a vencer a Rússia pelo placar de 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 para evitar a eliminação. Se perdesse e ficasse de fora das semifinais, pela primeira vez em 20 anos, o Brasil não terminaria o Mundial entre os quatro primeiros – em 1994, o time encerrou a campanha em quinto.

Não bastasse o fator emocional, o Brasil ainda teve que driblar o cansaço para avançar para a fase final: prejudicado pelo sorteio da terceira fase, o desgastante duelo de cinco sets contra a Polônia e o jogo crucial contra a Rússia aconteceram em um intervalo de 24 horas. Isso porque, mesmo tendo terminado a primeira fase invicto e em primeiro lugar em sua chave, o time brasileiro perdeu o direito, previsto por regulamento, de ser o cabeça de chave da segunda rodada para Polônia, que recebe o torneio. Pelo calendário, o primeiro do grupo ganhou a folga de um dia entre um jogo e outro.

O nervosismo e descontrole do jogo contra a Polônia não apareceram para o clássico contra os atuais campeões olímpicos. Com Murilo, que ainda se recupera de um problema na coxa e jogou no sacrifício, em quadra, o Brasil conseguiu abrir uma pequena vantagem no primeiro set, e a administrou até fechar a parcial.

Contando com a experiência para minimizar erros, a seleção continuou à frente no placar no segundo set. Quando o Brasil oscilou, a Rússia ensaiou uma reação e assumiu a dianteira no placar. Depois de Bernardinho pedir tempo e intervir, o time se reencontrou e retomou o controle do jogo, passando a frente mais uma vez na base dos erros russos. A diferença de cinco pontos do segundo set foi a mais elástica dos sets.

No último e decisivo set, a Rússia partiu para cima e o Brasil vacilou na defesa, além de forçar demais nos saques e nos ataques. Isso permitiu que os russos estivessem à frente durante o início do set. Mas o time conseguiu reagir e virar o jogo, fechando a partida em 25/21.

O confronto entre Rússia e Polônia, que acontece nesta quinta, vai definir se o Brasil avança em primeiro ou segundo da chave. Na semifinal, o time joga contra França, Alemanha ou Irã, que compõem o outro triangular. A Alemanha já está classificada. O jogo que vale vaga na final acontece no sábado, em horário ainda não definido.

Para ficar com uma das vagas para a semifinal, a Rússia precisa vencer a rival Polônia por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1. Se a Rússia vencer, o Brasil termina em primeiro. Qualquer outro resultado garante a classificação da Polônia. Neste caso, o Brasil avançará como segundo melhor colocado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário