one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O pivô Anderson Varejão sofre com a marcação implacável dos espanhóis: Brasil não conseguiu furar o bloqueio da bem postada defesa espanhola

Imagem:

Compartilhar:

Brasil é derrotado por 82 a 63 pela Espanha e perde invencibilidade no Mundial

Criado em 01/09/14 19h42 e atualizado em 01/09/14 19h53
Por Portal EBC

Espanha x Brasil pelo Mundial de Basquete
O pivô Anderson Varejão sofre com a marcação implacável dos espanhóis: Brasil não conseguiu furar o bloqueio da bem postada defesa espanhola (Foto: FIBA/Divulgação)

Depois de vencer França e Irã nas duas primeiras rodadas do Mundial de Basquete, que está sendo disputado em Granada, na Espanha, o Brasil conheceu sua primeira derrota na competição. Os comandados de Rubén Magnano perderam de 82 a 63 para a seleção espanhola, diante de um ginásio lotado. A Espanha, que é a segunda melhor seleção do ranking mundial e é apontada como uma das favoritas ao título, segue invicta no torneio.

O quinteto inicial do Brasil foi Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Nenê e Tiago Splitter. A Espanha lançou Ricky Rubio, Juan Carlos Navarro, Rudy Fernandez, Paul Gasol e Marc Gasol para o jogo.

A Espanha fez um primeiro quarto impecável, terminando os dez minutos iniciais de jogo com mais que o dobro de pontos do Brasil: 30 a 14. O placar elástico foi facilitado pela defesa do Brasil, que não repetiu o bom desempenho dos jogos contra França e Irã e não conseguiu encaixar a marcação. O time brasileiro também pecou nos lances livres, com aproveitamento ruim nestes arremessos: 54% de acerto, contra 67% da Espanha.

O time de Rubén Magnano melhorou no segundo tempo, e pontuou mais que os espanhóis nesta etapa da partida: 18 contra 15. Apesar do melhor momento da seleção brasileira no jogo, o clima da partida esquentou por conta das marcações da arbitragem, pressionada pelos espanhóis e questionada pelos brasileiros. A Espanha terminou o primeiro tempo à frente, com 45 a 32.

No terceiro quarto, após o intervalo, a Espanha mostrou toda sua superioridade: defensiva, ofensiva e também a força de seu elenco. Quem liderou os anfitriões foi o ala-pivô Pau Gasol, que, em atuação de gala, foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, nove rebotes e duas assistências. O jogador do Chicago Bulls acertou três bolas de três consecutivas no terceiro período, elevando o índice de acerto espanhol da linha de três – 11 contra apenas três do Brasil.

A Espanha continuou girando a bola rapidamente, barrando o avanço do time brasileiro e ampliando a vantagem no último quarto de jogo. Os donos da casa chegaram a abrir 23 pontos de vantagem, mas o Brasil conseguiu diminuir a diferença para 19 pontos. Placar final: 82 a 63. Os espanhóis foram melhores em todos os aspectos: percentual de acerto de bolas de dois pontos (54% x 43%) e três pontos (46% x 30%), lances livres (69% x 53%), rebotes (41 x 32) e assistências (17 x 7).

Os brasileiros com desempenho mais regular foram Leandrinho, que acertou 11 pontos e duas assistências, Anderson Varejão, com dez pontos, quatro rebotes e uma assistência e Marcelinho Huertas, com oito pontos e três rebotes.

O Brasil folga nesta terça-feira e só volta a entrar em quadra na quarta-feira (3). O adversário é a Sérvia. A seleção masculina precisa vencer o confronto com o adversário direto para continuar na briga pelo segundo lugar do Grupo A. O time nacional aparece com cinco pontos, empatado com França e Sérvia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário