one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Funcionários do Banco Central fazem paralisação nesta quarta

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o que significa dar autonomia ao Banco Central

Criado em 01/09/14 14h18 e atualizado em 02/09/14 11h31
Por Portal EBC

Imagem - Funcionários do Banco Central fazem paralisação nesta quarta
Banco Central (Alexandre R. Costa/Creative Commons)

O regime de gestão do Banco Central é um dos principais temas do debate eleitoral nas eleições de 2014. Questão está centrada na polêmica em torno da “autonomia” do órgão, defendida por alguns e criticada por outros candidatos à Presidência da República . 

O debate não é novo e ganhou força com o Plano Real. Neste ano, por sua vez, acrescentou-se a ele contornos eleitorais. Um banco autônomo é parte de um mercado que se autorregula, sob intervenção mínima do governo. Já a partir do momento que o Poder Executivo mantém influência direta na definição das prioridades da economia nacional, esse preceito se distancia. 

Relembre no Portal EBC:

Renan Calheiros desiste de votação da autonomia do BC este ano

Braga e Ideli declaram que Banco Central já tem autonomia na prática

Vale lembrar que o conceito de autonomia se diferencia de independência, apontou nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), publicada em 2005, sobre o tema.  Enquanto a independência daria ao Banco Central a possibilidade de implantar políticas monetárias sem discussão prévia com nenhuma esfera de poder, a autonomia significaria, por exemplo, possuir mandatos estáveis para sua diretoria, sem que o dirigente possa ser demitido a qualquer momento – a não ser em circunstâncias extraordinárias.

O Brasil é o único país, entre os que adotam o regime de metas de inflação, cuja diretoria de Banco Central não tem mandato fixo. Atualmente, há um projeto de lei, de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que defende a maior autonomia do Banco Central. Entre os pontos no texto, os diretores teriam seis anos de mandato. O documento, aprovado pelo plenário do Senado, seguiu para discussão na Câmara e ainda não foi colocado em pauta.

Discute-se, também, sobre o fato de o BC já ser detentor de boa parte dessa autonomia questionada, mesmo que não formalmente. Em uma comparação internacional com 25 países, feita pelo economista indiano Jiji Mathew, o Banco Central brasileiro aparece como o sétimo com maior autonomia. Apesar de inúmeras pesquisas, ainda não há consenso entre os economistas sobre a relação direta entre uma maior independência do BC e menores índices de inflação.

Responsabilidade do Banco Central:

Criado em 1964, o BC é responsável pelo sistema financeiro do país e atua na preservação do valor moeda, tanto no âmbito doméstico, como em relação às demais moedas internacionais, gerenciando a taxa de câmbio.  Trata-se de uma autarquia, com administração própria, vinculada ao Ministério da Fazenda e que dispõe de um conjunto de instrumentos de política monetária – como taxa de juros, depósitos compulsórios, e taxa de redesconto – que, dependendo do manejo, podem provocar diferentes impactos. Atualmente, é o presidente da República quem indica o presidente do BC. Cabe ao Executivo, também, definir suas metas e supervisionar sua execução.

Vantagens de dar autonomia ao BC:

Para os defensores da autonomia do Banco Central, a relativa independência manteria a instituição mais preservada de pressões políticas e com maior credibilidade, zelando assim pela saúde monetária da economia. Formalizar a autonomia seria uma forma de aumentar a transparência da política monetária, bem como a eficácia das ações da autoridade para controle dos preços.

Desvantagens de dar autonomia ao BC:

Os contrários argumentam que o governo não pode abrir mão de sua autoridade monetária. Questiona-se, assim, uma possível “falta de legitimidade democrática” que pode ocorrer em relação ao Banco Central caso ele esteja separado do poder político. Além disso, também se teme uma descoordenação entre a política implementada pelo Banco Central e pelo Executivo.

Como funciona o Banco Central no exterior:

EUA: O Federal Reserve (Banco Central norte-americano) é presidido por um nome indicado pelo chefe do Executivo. Existe um mandato de quatro anos para o cargo, que pode ser renovado. O presidente dos EUA não tem poder para depor esse mandatário do Federal Reserve, e este deve se reportar ao Senado e à Câmara.

Europa: A principal atribuição do Banco Central Europeu (BCE) é administrar o euro, trabalhado em conjunto com os bancos centrais dos países que fazem parte da Zona do Euro.

Também têm autonomia formal garantida em lei: bancos centrais do Inglaterra, Japão, Chile, Austrália e México 

O que defende cada um dos três principais candidatos à Presidência do Brasil:

Dilma Rousseff (PT): defende a autonomia operacional do Banco Central, mas argumenta que a economia precisa ser dirigida por aqueles que são eleitos. Afirma que o BC já tem autonomia operacional.

Aécio Neves (PSDB): defende mais autonomia ao BC,  não necessariamente por meio uma lei que garanta a independência do banco, mas sim pela postura do chefe do Executivo que aponte nesse sentido. A lei não é descartada, apesar de não ser considerada prioridade.

Marina Silva (PSB): defende  autonomia garantida por lei para o órgão. Eduardo Campos também defendia maior autonomia do BC.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário