one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aranha, Santos

Imagem:

Compartilhar:

Grêmio será julgado nesta quarta por racismo contra goleiro Aranha

Criado em 03/09/14 00h02 e atualizado em 03/09/14 18h13
Por Gésio Passos Fonte:Portal EBC

ATUALIZADA: STJD exclui Grêmio da Copa do Brasil por ofensas racistas

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga, nesta quarta, o Grêmio por atos racistas de sua torcida contra o goleiro Aranha. O goleiro denunciou a atitude de torcedores que o insultaram durante o jogo entre os gremistas e o Santos, na última quinta (28), em Porto Alegre.

O auditor Francisco Pessanha irá apresentar seu relatório a partir da denúncia de ato discriminatório por razão étnica, de raça ou cor por parte da torcida gremista, infração prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Esportiva. O Grêmio pode ser excluído da Copa do Brasil e receber multa de até R$ 100 mil.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio também poderá ser punido, já que só relatou o episódio de racismo após o caso ganhar repercussão. A partida de volta pelas oitavas de final, que ocorreria nesta quarta (3), foi adiada por causa do julgamento.

Leia também: Dunga convoca 22 jogadores para amistosos contra Colômbia e Equador; confira a lista

Entenda o caso

Durante o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Santos, no dia 28, o goleiro Aranha denunciou insultos racistas da torcida gremista. Imagens do jogo mostram a torcida agredindo verbalmente o goleiro e este alertando o árbitro Wilton Pereira Sampaio dos xingamentos, mas o juiz não tomou nenhuma providência. Após o jogo, Aranha, bastante revoltado, denunciou à imprensa os gritos entoados pela torcida durante o jogo, como “preto fedido”, “cambada de preto”, “macaco”. No dia seguinte, o goleiro registrou um boletim de ocorrência em Porto Alegre. A equipe santista venceu a partida por 2 a 0.

No dia 29, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, apresentou a denúncia ao tribunal a partir de imagens disponibilizadas por emissoras de TV. No mesmo dia, o Grêmio repudiou o ato de racismo ocorrido durante o jogo e identificou dez torcedores suspeitos de cometerem atos racistas, sendo excluídos dois sócios do clube.

Mas no domingo (31), no jogo contra o Bahia pelo Brasileirão, parte da torcida gremista continuou entoando gritos racistas. Na segunda, a diretoria do Grêmio tomou novas medidas para combater o racismo, suspendendo a torcida organizada Geral e se dispondo a continuar identificando torcedores preconceituosos.

O ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Martins, em entrevista para Rádio Gaúcha, causou nova polêmica defendendo os torcedores identificados. Martins afirmou que o grito de “macaco” faz parte do folclore do futebol gaúcho, sendo historicamente uma alcunha relativa a torcida do Internacional, e acusou o goleiro santista de fazer uma "cena teatral" durante o jogo. O Internacional tem entre seus mascotes oficiais um macaco apelidado de “Escurinho”, uma homenagem a um ex-atleta do colorado Luís Carlos Machado, conhecido por este nome.

Na terça (2), dois torcedores identificados prestaram depoimento para a Polícia Civil de Porto Alegre sobre o inquérito de racismo contra Aranha. Nos próximos dias, outros torcedores gremistas também devem comparecer a delegacia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário