one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oscar Pistorius, campeão paraolímpico sul-africano

Imagem:

Compartilhar:

Oscar Pistorius é condenado a cinco anos de prisão pelo assassinato da namorada

Criado em 21/10/14 13h19 e atualizado em 21/10/14 14h32
Por Da Agência Lusa*

O atleta sul-africano Oscar Pistorius foi hoje condenado a cinco anos de prisão pela morte da sua namorada, Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013, de acordo com a sentença da juíza Thokozile Masipa. O acusado “é condenado a uma pena máxima de cinco anos de prisão”, declarou a juíza, lembrando que Pistorius foi considerado culpado de homicídio involuntário.

Em inglês: leia, na íntegra, a sentença da condenação de Oscar Pistorius

No dia 12 deste mês, o campeão paralímpico Oscar Pistorius, de 27 anos, foi considerado culpado do homicídio involuntário da sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29 anos, morta a tiros no dia 14 de fevereiro de 2013.

A juíza Thokozile Masipa ilibou o atleta da acusação de homicídio premeditado, tendo considerado provado que Pistorius disparou intencionalmente através da porta do banheiro da sua habitação em Pretória, mas sem a intenção de matar a pessoa que se encontrava no local.

Pistorius foi ainda condenado a três anos com pena suspensa em outra acusação de ofensa com arma de fogo.

A magistrada chegou a este veredito depois de ter em conta a gravidade do delito e, também, a personalidade e a incapacidade do acusado. “A pena sem prisão iria enviar uma mensagem errada à sociedade, mas uma longa pena de prisão não seria também apropriada”, disse a juíza. “Seria um dia triste para o país se fosse criada a impressão de que havia uma lei para os pobres e desfavorecidos e outra para os ricos e famosos".

Falando sobre o crime, Thokozile Masipa disse que Pistorius havia sido responsável por “negligência grosseira”. "Usando uma arma letal, uma arma de fogo carregada, o acusado disparou não um, mas quatro tiros contra a porta (do banheiro)”, disse a magistrada. "O banheiro era um pequeno cubículo e não havia espaço de fuga para a pessoa atrás da porta", disse Thokozile Masipa.

A juíza também fez considerações sobre a capacidade de Pistorius lidar com a prisão devido à sua deficiência física. "Sim, o acusado é vulnerável, mas também tem excelentes habilidades para enfrentar as situações", disse a magistrada.

O Ministério Público havia pedido dez anos de prisão e a defesa do atleta prisão domiciliária e serviço comunitário.

O atleta Oscar Pistorius, que não tem as duas pernas e usava próteses nas suas provas, era um ídolo, não só na África do Sul, mas também um exemplo de perseverança e força de vontade para o mundo. Conhecido como “Blade Runner” e já medalhado nas provas paraolímpicas, conseguiu competir entre atletas sem deficiências físicas nas Olimpíadas de Londres de 2012.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário