one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Diego Tardelli, do Atlético, domina a bola e é acompanhado de perto pelo volante Lucas Silva, do Cruzeiro

Imagem:

Compartilhar:

Final da Copa do Brasil: acompanhe ao vivo Atlético-MG x Cruzeiro

Criado em 12/11/14 17h17 e atualizado em 13/11/14 00h18
Por Portal EBC

Confira como foi Atlético-MG 2 x 0 Cruzeiro

Os clássicos entre Atlético e Cruzeiro que valem a taça da Copa do Brasil já entraram para a história. Pela primeira vez, em quase cem anos de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, os maiores clubes de Minas Gerais jogam por uma conquista nacional. A final inédita, já elevada ao posto de maior clássico de todos os tempos antes mesmo que a bola role, coloca frente a frente aquele que é considerado o melhor time do país desde o ano passado contra a equipe que faz o que parece ser impossível e atravessa um momento iluminado. O primeiro jogo da decisão acontece na Independência – casa do Atlético –, nesta quarta (12), a partir das 22h (horário de Brasília).

A Rádio Inconfidência, que faz parte rede pública de rádios, transmite o jogo a partir das 21h. Em parceria com a emissora mineira, o Portal EBC disponibiliza o player da rádio. Clique abaixo:

O Atlético nunca venceu a Copa do Brasil e faz sua primeira final do torneio. O Cruzeiro tenta o pentacampeonato – foi campeão nas edições de 1993, 1996, 2000 e 2003 – e encara sua sexta final. O clube celeste quer repetir o que fez há 11 anos, quando levou o campeonato estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro: a Raposa também lidera a competição de pontos corridos, com cinco pontos de frente para o vice-líder São Paulo a quatro rodadas do fim. O Atlético aparece em quarto lugar, a dez pontos do rival.

Os bastidores do clássico já deixaram o clima para a partida tenso. Os dirigentes dos clubes protagonizaram uma queda de braço ferrenha por conta da cota de ingressos para a torcida visitante. O Atlético requisitou o mínimo de 10% para sua torcida no jogo de volta, contrariando a expectativa do Cruzeiro, que afirma que havia um pacto por torcida única nos dois jogos. Diante disso, a Raposa também solicitou carga de ingressos para seus torcedores no Independência.

Só que, após vistoria da Polícia Militar do estado nas dependências do estádio do Atlético, o número de ingressos para a torcida cruzeirense teve que ser reduzida para cerca de 8%, por questões de segurança. A diretoria do Cruzeiro, em nota oficial, abriu mão da carga destinada à sua torcida alegando descumprimento da regra de 10% da capacidade do estádio e por não ter tempo hábil para comercializá-los. Diante da desistência cruzeirense, o Galo liberou os ingressos que seriam destinados à torcida visitante para os atleticanos. Após a polêmica, ficou decidido que apenas os apoiadores alvinegros terão acesso ao estádio nesta quarta-feira. 

O Atlético optou por levar o jogo para o Independência por conta de seu retrospecto na arena do Horto: o Cruzeiro nunca ganhou do rival no estádio. Em sete clássicos, foram sete vitórias alvinegras e três empates. O aproveitamento do Galo no Independência é de 79,2%: em 82 jogos, foram 51 vitórias, 21 empates e somente três derrotas. O “caldeirão” do Atlético ganhou até bordão na campanha que rendeu o título da Libertadores: “caiu no Horto, tá morto”. “São as duas melhores equipes do Brasil, a gente tem que respeitar muito o time do Cruzeiro, mas todos sabem a nossa força no Horto. É concentração total e vamos para dentro deles”, afirmou o atacante Diego Tardelli ao site oficial do Atlético.

Para chegar ao título, o Cruzeiro precisa encerrar o jejum de vitórias para cima de seu principal adversário. Nas cinco vezes que as equipes se enfrentaram neste ano, o Atlético venceu duas e os times empataram três. No campeonato mineiro, o Cruzeiro foi campeão graças à vantagem de jogar pelo empate – os rivais empataram sem gols nos dois jogos finais e o Cruzeiro ficou com o título por ter tido melhor campanha na primeira fase.

“Independente do estádio, a gente precisa jogar de uma forma positiva e eficiente e é isso que a gente vem tentando fazer ao longo dessa temporada. Agora, mais do que nunca, temos que sair com um resultado positivo. A gente tem que sobressair sobre todas as dificuldades para ser campeão”,  disse o goleiro e capitão celeste Fábio, em entrevista ao site do Cruzeiro.

Depois do técnico Levir Culpi ter poupado quase todos os titulares no fim de semana, na vitória em cima do Palmeiras, o Atlético não terá problemas por lesão ou suspensão para a partida. A única dúvida do treinador é sobre qual volante começará jogando – Josué ou Leandro Donizete disputam a posição.

O Cruzeiro terá os desfalques do zagueiro Dedé e do meia-atacante Alisson, que se machucaram e não se recuperaram a tempo. Bruno Rodrigo ou Manoel são as opções de Marcelo Oliveira para a defesa. Mayke deve voltar a ocupar a lateral-direita, com Ceará voltando para o banco. O herói da classificação cruzeirense, o atacante Willian, que jogou com a costela fraturada, não preocupa e está confirmado no time titular.

Quem apita o jogo é Marcelo de Lima Henrique. Ele será auxiliado por Emerson de Augusto Carvalho e Rodrigo Henrique Correa. O regulamento da Copa do Brasil prevê que a regra do gol qualificado - isto é, do saldo de gols no campo adversário - está mantida para a final, já que os rivais não jogarão no mesmo estádio.

Atlético-MG x Cruzeiro
Jogo de ida da final da Copa do Brasil
Data: 12 de novembro de 2014
Horário: 22h
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Transmissão: Rádio Independência para rede pública de rádios
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Emerson de Augusto Carvalho (SP) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué (Leandro Donizete), Dátolo, Luan e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo (Manoel) e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário