one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Atrás do título inédito para os dois lados, o Macaé recebe o Paysandu no jogo de ida da final da Série C no norte fluminense neste sábado (15), às 17h (horário de Brasília)

Imagem:

Compartilhar:

Macaé e Paysandu fazem primeiro jogo da final da Série C: acompanhe ao vivo

Criado em 14/11/14 14h00 e atualizado em 02/01/15 17h25
Por Portal EBC

Confira como foi Macaé 1 x 1 Paysandu

Os primeiros 90 minutos da grande decisão da Série C colocarão frente a frente, no estádio Moacyrzão, em Macaé, um time que pode levantar sua primeira taça em campeonatos brasileiros e outro que cobiça vencer o campeonato para coroar o ano de seu centenário. Atrás do título inédito para os dois lados, o Macaé recebe o Paysandu no jogo de ida da final da Série C no norte fluminense neste sábado (15), às 17h (horário de Brasília). Por ter melhor campanha, com maior pontuação geral, o Paysandu ganhou o direito de decidir em casa, no Mangueirão, no próximo sábado (22). E para ver o Moacyrzão lotado na finalíssima, a diretoria vai doar cinco mil ingressos para seus torcedores. Quem quiser acompanhar o jogo ao vivo poderá retirar um ingresso gratuitamente na sede do clube na manhã do dia do jogo, até que a carga se esgote. Depois disso, e a partir de 12h, as entradas serão vendidas a R$ 20.

Assista Macaé e Paysandu pela TV Brasil: a transmissão exclusiva para a tevê aberta começa às 18h30. Saiba como sintonizar na sua região

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro narra todos os lances do primeiro jogo da final da Série C a partir das 16h, direto de Macaé. Para ouvir pelo seu computador, clique no player abaixo:

Esta é a terceira final que o Paysandu chega só neste ano: o Papão foi vice-campeão tanto no campeonato estadual quanto na Copa Verde - neste último, o bicolor paraense ainda pode herdar o título se o tribunal desportivo decidir que houve irregularidade na escalação de jogadores do Brasília, vencedor dentro das quatro linhas. O Macaé faz a segunda final de campeonato nacional em sua história - a primeira foi na Série D de 2009, quando o time acabou perdendo justamente para um representante do Pará: o São Raimundo.     

Com a torcida ao seu favor, Josué Teixeira vai manter o esquema com três atacantes, fundamental para construir a ampla vantagem no primeiro jogo da semifinal. A escalação será quase a mesma da goleada por 4 a 0 em cima do CRB, com o trio João Carlos, Romário e Juba liderando o ataque. A única mudança é a entrada de Leandro Cardoso na defesa e de Tiago Pedra no meio de campo, ainda substituindo o capitão Gedeil. A provável escalação do Macaé é: Milton Raphael; Dos Santos, Filipe Machado, Leandro Cardoso e Diego; Tiago Pedra, Lucas e Marquinho; João Carlos, Romário e Juba.

O Paysandu conta com a volta de dois jogadores fundamentais para o primeiro jogo da decisão: os volantes Zé Antônio e Augusto Recife ficaram de fora do último jogo contra o Mogi Mirim por conta da soma de cartões amarelos e já estão à disposição do técnico Mazola Júnior. A dupla deve voltar ao time titular. Podendo contar com praticamente o elenco completo, o Papão deve entrar em campo com: Paulo Rafael; Charles, Fernando Lombardi e Pablo; Yago Pikachu, Augusto Recife, Zé Antônio (Lenine), Héverton e Airton; Bruno Veiga e Ruan.

Do lado do Macaé, o zagueiro Douglas Assis levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Quem o substitui é Leandro Cardoso, que vinha sendo titular da defesa menos vazada da competição até a parada para a Copa do Mundo. O volante Gedeil ainda está em tratamento de uma lesão no joelho direito, e por isso segue sem condições de jogo. Tiago Pedra, que jogou em seu lugar no jogo de volta da semifinal, segue no time.

Nenhum jogador desfalcará o Paysandu por lesão ou suspensão. O único jogador do bicolor do Pará que está aos cuidados do departamento médico é o goleiro Douglas, que sofreu uma lesão na panturrilha e não joga mais nesta edição da Série C. 

Milton Raphael, do Macaé, é apontado como um dos melhores goleiros da competição. O "paredão" do Leão do Norte foi fundamental nas partidas que renderam o inédito acesso, contra o Fortaleza, e também fechou o gol nos jogos da semifinal, diante do CRB. O jovem arqueiro, de apenas 23 anos e emprestado ao clube pelo Botafogo, assumiu o gol do Macaé na 15ª rodada e não saiu mais de lá: com defesas difíceis, Milton Raphael ajudou o Macaé a chegar à final como uma das defesas menos vazadas da competição.

Bruno Veiga é o artilheiro do Paysandu na Série C, com seis gols anotados, e vive fase técnica e tática justamente na reta decisiva da competição. Ele precisou de pouco mais de 20 minutos para anotar dois gols na goleada por 4 a 1 em cima do Mogi Mirim, pela semifinal da Terceirona. Rápido e bom finalizador, o atacante de 24 anos foi formado nas categorias de base do Fluminense e está emprestado ao Papão até o fim deste ano.  

Josué Teixeira, de 54 anos, assumiu o comando do Macaé no dia 1º de setembro, depois da demissão de Júnior Lopes, que não resistiu à derrota no clássico contra o Madureira, pela 13ª rodada da primeira fase. Na época, o Macaé ocupava a sexta colocação do Grupo B. Teixeira voltava ao clube cinco meses depois de ter levado o Leão ao sétimo lugar do Carioca e estreou diante do Campo Grande, pela Copa Rio. Na Terceirona, começou com um empate em 0 a 0 com o Juventude, fora de casa, pela 14ª rodada. Josué Teixeira conseguiu o acesso inédito e liderou o Alvianil Praiano até a final da Série C com três vitórias, cinco empates e uma derrota - o que dá um aproveitamento de 51,8%.

Mazola Júnior também voltou ao Paysandu para continuar um trabalho interrompido. O técnico de 49 anos sucedeu Vica, que caiu depois de uma sequência de nove jogos sem vitórias. Mazola Júnior esteve à frente do time nas campanhas do vice-campeonato do Paraense e da Copa Verde e deixou o clube em junho, por problemas pessoais. Com a demissão de Vica, ele foi reapresentado como treinador do Papão no dia 15 de agosto, quando o bicolor era o sétimo colocado do Grupo A. Seu primeiro jogo na Série C foi na rodada 11, com vitória por 3 a 0 em cima do CRB. Sob seu comando, o Paysandu subiu para a Série B e venceu oito, empatou duas e perdeu duas - aproveitamento de 72,2%.  

Macaé e Paysandu têm uma trajetória na Série C bem parecida: os dois times terminaram a fase de pontos corridos com a pior campanha entre os classificados. Tanto Macaé quanto Paysandu avançaram para as quartas de final em quarto lugar e só na última rodada da primeira fase: o Macaé, com uma vitória por 1 a 0 em cima do Caxias e o Paysandu, de forma mais dramática, depois de bater o Crac por 3 a 0 fora de casa e graças à uma combinação de resultados favorável, que contou com os tropeços de Botafogo e ASA de Arapiraca. Com 26 pontos, as equipes que hoje brigam pelo título se garantiram no mata-mata.

Nas oitavas de final, como previa o regulamento, Macaé e Paysandu encararam os times de melhor campanha das duas chaves: Fortaleza e Tupi. Jogando por uma vaga na Série B do ano que vem, Macaé e Fortaleza empataram sem gols no Moacyrzão, no jogo de ida. Na volta, o time fluminense calou o Castelão lotado, arrancando o empate em 1 a 1 que o garantiu na divisão superior e na próxima fase. O Paysandu venceu os dois jogos: no Mangueirão, no primeiro jogo, fez 2 a 1. No segundo jogo, no Mário Helênio, confirmou a subida ao vencer o Galo Carijó por 1 a 0.

Os finalistas foram decididos nos jogos de ida da semifinal: o Macaé goleou o CRB por 4 a 0 e o Paysandu imprimiu um 4 a 1 para cima do Mogi Mirim. Sem conseguir reverter a vantagem dos adversários, os times praticamente administraram o placar na volta: 2 a 1 para o Mogi no segundo jogo e 0 a 0 entre CRB e Macaé no outro jogo.

Não é a primeira vez que Macaé e Paysandu decidem algo na Terceirona: em 2012, as equipes jogaram pelo acesso para a Série B do ano seguinte. E o Papão levou a melhor e garantiu: os paraenses venceram a primeira por 2 a 0 e perderam a volta por 3 a 2, mas avançaram graças ao saldo de gols. 

O trio de arbitragem é catarinense: o árbitro será Edmundo Alves do Nascimento e os auxiliares Ângelo Rudimar Bechi e Éder Alexandre. Edmundo Alves do Nascimento já apitou dois jogos da Terceirona: Guaratinguetá 1 x 1 Tupi e São Caetano 0 x 0 Macae. 

O estádio Cláudio Moacyr, mais conhecido como Moacyrzão, em Macaé (RJ), é o palco do primeiro jogo da final da Série C. Neste ano, o estádio chegou a ser interditado pela Defesa Civil e até mesmo fechado para torcedores por apresentar problemas na cobertura das arquibancadas, mas foi liberado depois que o clube reforçou as estruturas e retirou parte da estrutura. A diretoria do Macaé colocou à venda 15 mil ingressos, que é a capacidade máxima do estádio. A torcida do Paysandu terá direito a 10% da carga total - isto é, 1.500 bilhetes.

Ficha do jogo

Macaé x Paysandu
Jogo de ida da final da Série C
Data: 15 de novembro de 2014
Horário: 17h
Estádio: Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Transmissão: TV Brasil e Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário